Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27627
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A sala de aula como ponto de partida: aprendizagens formativas no Pibid/Inter/Educação do Campo/ UFU (2015-2017) |
Autor: | Santos, Gabriel Barbosa dos |
Primer orientador: | Coimbra, Camila Lima |
Primer miembro de la banca: | Almeida, Antônio |
Segundo miembro de la banca: | Borges, Bianca |
Resumen: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a identidade e profissionalidade docente construída a partir dos relatórios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Interdisciplinar, sobre Educação do Campo, da Universidade Federal de Uberlândia, entre os anos de 2015 e 2017. Como caminho metodológico, optou-se pela análise documental dos três Relatórios de Atividades, produzidos anualmente. Em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, desta análise documental emergiram três categorias: formação e aprendizagem; materialização da interdisciplinaridade e, por fim, contradições e reproduções na universidade e na escola. Para cada categoria, várias atividades e reflexões sobre a constituição da identidade e da profissionalidade docente, em formação nos Cursos de licenciatura e na participação no Pibid neste processo formativo.Como o espaço e o tempo do Pibid, a partir desta experiência Interdisciplinar, provocou a reflexão e o diálogo para a formação docente? Quais atividades foram realizadas em uma perspectiva interdisciplinar? Estas problematizações pretendem ser analisadas neste trabalho. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper aims to analyze the identity and professionalism of teachers built from the reports of the Institutional Program of Interdisciplinary Teaching Initiation Scholarships (Pibid), on Field Education, the Federal University of Uberlândia, between 2015 and 2017. As a methodological approach, we opted for the documentary analysis of the three Activity Reports, produced annually. From a qualitative research perspective, from this documentary analysis three categories emerged: training and learning; materialization of interdisciplinarity and, finally, contradictions and reproductions at university and school. For each category, various activities and reflections on the constitution of teaching identity and professionalism, in formation in undergraduate courses and participation in Pibid in this formative process. How did Pibid's space and time, from this interdisciplinary experience, provoke reflection and dialogue for teacher education? What activities were performed from an interdisciplinary perspective? These problematizations are intended to be analyzed in this paper. |
Palabras clave: | Interdisciplinar Formação de professores Pibid |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Gabriel Barbosa dos. A sala de aula como ponto de partida: aprendizagens formativas no Pibid/Inter/Educação do Campo/ UFU (2015-2017). 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27627 |
Fecha de defensa: | 2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SalaAulaComo.pdf | 931.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.