Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Gabriel Barbosa dos-
dc.date.accessioned2019-12-12T20:25:07Z-
dc.date.available2019-12-12T20:25:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriel Barbosa dos. A sala de aula como ponto de partida: aprendizagens formativas no Pibid/Inter/Educação do Campo/ UFU (2015-2017). 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27627-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper aims to analyze the identity and professionalism of teachers built from the reports of the Institutional Program of Interdisciplinary Teaching Initiation Scholarships (Pibid), on Field Education, the Federal University of Uberlândia, between 2015 and 2017. As a methodological approach, we opted for the documentary analysis of the three Activity Reports, produced annually. From a qualitative research perspective, from this documentary analysis three categories emerged: training and learning; materialization of interdisciplinarity and, finally, contradictions and reproductions at university and school. For each category, various activities and reflections on the constitution of teaching identity and professionalism, in formation in undergraduate courses and participation in Pibid in this formative process. How did Pibid's space and time, from this interdisciplinary experience, provoke reflection and dialogue for teacher education? What activities were performed from an interdisciplinary perspective? These problematizations are intended to be analyzed in this paper.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.titleA sala de aula como ponto de partida: aprendizagens formativas no Pibid/Inter/Educação do Campo/ UFU (2015-2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718921D1pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Antônio-
dc.contributor.referee2Borges, Bianca-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a identidade e profissionalidade docente construída a partir dos relatórios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Interdisciplinar, sobre Educação do Campo, da Universidade Federal de Uberlândia, entre os anos de 2015 e 2017. Como caminho metodológico, optou-se pela análise documental dos três Relatórios de Atividades, produzidos anualmente. Em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, desta análise documental emergiram três categorias: formação e aprendizagem; materialização da interdisciplinaridade e, por fim, contradições e reproduções na universidade e na escola. Para cada categoria, várias atividades e reflexões sobre a constituição da identidade e da profissionalidade docente, em formação nos Cursos de licenciatura e na participação no Pibid neste processo formativo.Como o espaço e o tempo do Pibid, a partir desta experiência Interdisciplinar, provocou a reflexão e o diálogo para a formação docente? Quais atividades foram realizadas em uma perspectiva interdisciplinar? Estas problematizações pretendem ser analisadas neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SalaAulaComo.pdf931.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.