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dc.creatorLima, Patrick Boaventura Martins de-
dc.date.accessioned2019-12-11T17:25:11Z-
dc.date.available2019-12-11T17:25:11Z-
dc.date.issued2019-11-04-
dc.identifier.citationLIMA, Patrick Boaventura Martins de. Governança no setor público: confronte entre um indicador de governança e os resultados obtidos pelas instituições federais de ensino superior brasileiras. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contáveis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27591-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.subjectPublic governancept_BR
dc.subjectDesempenho do setor públicopt_BR
dc.subjectPublic sector performancept_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.titleGovernança no setor público: confronto entre um indicador de governança e os resultados obtidos pelas instituições federais de ensino superior brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Vinícius Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266010376410444pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa década de 2000 os órgãos de controle das contas públicas no Brasil moveram diversas ações que buscam estimular boas práticas no gasto do dinheiro público, com destaque ao uso efetivo de mecanismos de governança. Um exemplo de mecanismos de governança foi a criação de um índice integrado de governança e gestão pelo Tribunal de Contas da União. Neste contexto, o presente artigo busca analisar os efeitos da governança e da gestão, mensuradas por este índice, na qualidade das instituições de educação superior, mensuradas pelo Índice Geral de Cursos. Assim, mediante comparabilidade de dois indicadores utilizados em âmbito nacional, procurou-se investigar se as instituições posicionadas em bons níveis de governança apresentam igualmente eficaz entrega na atividade-fim, neste caso a educação superior, a qual são incumbidas de prestarem à sociedade. Tais análises levaram à conclusão que a capacidade de governança apresentou maiores níveis de correlação nos resultados do grupo das instituições de médio porte quanto à receita bruta. Ainda, demonstraram que práticas relacionadas à gestão de pessoas e de tecnologia da informação apresentaram graus mais elevados de correlação com os resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode65931420-
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