Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27574
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8173-9795
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Realce - Maquiagens, Cosméticos e Acessórios
Author: Freitas, Jéssica Medeiros de
First Advisor: Pimenta, Márcio Lopes
First member of the Committee: Oliveira, Márcia Freire de
Second member of the Committee: Silva, Cláudio Heleno Pinto da
Summary: O objetivo do presente plano de negócios é desenvolver uma loja varejista de maquiagens e cosméticos a ser instalada Monte Alegre de Minas e atenda a cidade e região, podendo se estender a todo o Brasil por meio do comércio eletrônico, com o uso de redes sociais (Facebook, WhatsApp e Instagram) e, posteriormente, incluir a abertura de franquias, quando será feito um planejamento complementar. A escolha da cidade de Monte Alegre de Minas foi em razão da pequena quantidade de concorrentes diretos (somente dois), que serão apresentados na análise de mercado. Já a escolha pelo setor de cosméticos foi feita em razão do aumento expressivo do seu mercado consumidor. Ao longo do trabalho serão apresentadas as projeções de vendas e de lucros até o ano de 2022, seguindo uma estimativa segundo o histórico de vendas realizadas antes da abertura da loja física. O faturamento esperado para o primeiro ano completo de funcionamento é de R$127.000,00. Os cálculos dos indicadores de viabilidade (tabela 1) foram feitos considerando este primeiro ano completo de funcionamento, porém, segundo o histórico e as projeções feitas, a tendência é ocorrer um aumento nas vendas. Assim, a lucratividade e a rentabilidade tendem a aumentar e o prazo de retorno do investimento tende a diminuir. Apesar de o prazo de retorno do investimento ser alto, considerando-se que sejam quatro anos, a tendência é de crescimento nas vendas ano após ano. Além disso, visto que a venda dos produtos foi realizada durante 27 meses antes da abertura da loja física e, conforme demonstrado no histórico de vendas, todo o investimento feito para abertura da loja física já foi recuperado.
Keywords: Plano de negócios
Cosméticos
Maquiagens
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FREITAS, Jéssica Medeiros de. Realce - Maquiagens, Cosméticos e Acessórios. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27574
Date of defense: 28-Nov-2019
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RealceMaquiagensCosméticos.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.