Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27499
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1349-1174
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Densidade e porosidade total de um Latossolo Vermelho em função de diferentes sistemas de manejo e de culturas em pré-safra na produção de soja
Autor(es): Silva, Jordhanna Marilia
Primeiro orientador: Almeida, Cinara Xavier de
Primeiro membro da banca: Padro, Jair Rocha do
Segundo membro da banca: Jorge, Ricardo Falqueto
Resumo: Os sistemas de cultivos são compostos por práticas de manejo associadas a uma determinada lavoura com o intuito de melhorar a produção utilizando um conjunto de atividades e operações. Em relação aos diversos sistemas de preparo do solo, destaca-se o plantio convencional, característico por utilizar técnicas tradicionais de preparo do solo, como aração e gradagem e o plantio direto, no qual o solo está sempre coberto por restos culturais e ocorrência de mínimo revolvimento, proporcionando assim, uma melhor qualidade física, química e biológica do solo. Diante desse contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar a densidade, a porosidade total e a produtividade da cultura da soja em um Latossolo Vermelho argiloso, em função de diferentes sistemas de preparo e manejo do solo e do cultivo de culturas em pré-safra. O experimento foi desenvolvido na área experimental da Universidade Federal de Uberlândia, Unidade Araras, Campus Monte Carmelo-MG. Em abril de 2018 foi realizada a semeadura das espécies de plantas de cobertura sendo a crotalária (Crotalaria juncea), nabo-forrageiro (Raphanus sativus L.), feijão-guandu (Cajanus cajan L.), milheto (Pennisetum americanum L.), lab-lab (Dolichos lablab L.) e pousio (sem semeadura de plantas de cobertura). O preparo do solo foi realizado em setembro e em outubro foi realizada a semeadura da soja, cultivar NS 7667 Ipro. Para análise dos atributos físicos, foram coletadas amostras indeformadas de solo nas camadas de 0,0-0,10 m e 0,10-0,20 m, utilizando cilindros de metal, as quais foram saturadas em água, pesadas e posteriormente levadas à estufa. Na camada de 0,0-0,10 m, não houve diferenças em relação aos sistemas de preparo e manejo adotados para a densidade do solo. Na camada 0,10-0,20 m, o plantio convencional contribuiu para maior densidade do solo, com valor médio de 1,31 g cm-³. Já para a porosidade total, observou-se que crotalária e feijão-guandu contribuíram para um maior volume total de poros em ambas as camadas. Verificou-se maior produtividade no sistema plantio direto. Diante disso, a determinação dos atributos físicos do solo é de grande importância para conhecimento do solo e aplicação de práticas de manejo adequadas.
Palavras-chave: Plantio direto
Plantio convencional
Atributos físicos
Plantas de cobertura
Glycine max
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO::FISICA DO SOLO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Jordhanna Marilia. Densidade e porosidade total de um Latossolo Vermelho em função de diferentes sistemas de manejo e de culturas em pré-safra na produção de soja. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27499
Data de defesa: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DensidadePorosidadeTotal.pdfTCC1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.