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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7732-6637
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Entre a idealização e a contingência: representações de língua inglesa e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem de alunos do programa Idiomas sem Fronteiras
Título (s) alternativo (s): Between idealization and contingency: representations of English language and their effects on the teaching-learning process of students from the Language Without Borders program
Autor: Silva, Miller Eliézer Cunha e
Primer orientador: Tavares, Carla Nunes Vieira
Resumen: Esta pesquisa pretende analisar as representações de alunos do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês e sobre o programa IsF a fim de discutir sua incidência na experiência de aprendizagem da língua, assim como os possíveis deslocamentos provocados na memória discursiva dos alunos durante sua passagem pelo programa. A hipótese direcionadora é a de que na medida em que os alunos frequentam os cursos, abre-se espaço para que suas representações sejam desestabilizadas, podendo elas deslocarem-se do senso comum em direção a uma compreensão maior sobre os diversos aspectos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Com o propósito de investigar estas questões, a pesquisa vale-se de conceitos advindos dos campos da Análise de Discurso e da Psicanálise sobre temas relacionados à linguagem, sujeito, discurso e heterogeneidade discursiva. Os pressupostos principais que direcionam este trabalho postulam as representações como processos subjetivos que se destinam a dar sentido aos objetos do mundo que demandam por significação, constituídos por uma rede de identificações ambivalentes. Metodologicamente, a pesquisa se estabelece a partir de entrevistas realizadas com alunos do programa Idiomas sem Fronteiras a fim de identificar suas representações e de analisar os possíveis efeitos de sentido que elas fazem operar, tomando estes efeitos de sentido como foco do gesto de análise do corpus. Verificou-se que os alunos que concluíram mais de um curso no programa representam a aprendizagem de inglês com maior criticidade, indiciando que o IsF atua como um agente desestabilizador de discursividades dominantes sobre o que é aprender inglês. Observou-se, ainda, que o embate entre a memória discursiva dos alunos e a contingência da sala de aula do programa os leva a uma tomada de posição pela via de identificações e resistências que reverberam no lugar atribuído por eles ao programa, que ainda encontra dificuldades para se estabelecer discursivamente como um lugar legítimo para o que processo de ensino- aprendizagem de inglês ocorra.
Abstract: The aim of this research was to analyze representations from students attending the Languages without Borders Program (LwB) about the teaching-learning process of English and about the LwB program itself in order to discuss the different ways in which these representations may or may not influence their learning experience, as well as the potential movement engendered in their discursive memory during their stay in the program. The guiding hypothesis is that their representations may be destabilized as they attend classes, being able to abandon common sense assumptions and to lean toward an understanding of the many different aspects that are implicated in the teaching-learning process. With the purpose of investigating these questions, discursive and psychoanalytical concepts are employed in this work, such as the notions of language, subject, discourse and discursive heterogeneity. The main presuppositions that conduct this research propose representations as subjective processes which intend to give significance to the objects that demand meaning and these processes are composed of ambivalent identifications. Methodologically, the research was established from interviews conducted with students from the LwB program, in order to map their representations and to analyze the potential meaning effects that emerge from them, taking these meaning effects as the focus of the corpus analysis. It was possible to verify that students that had finished more than one course in the program represent learning English more critically, indicating that LwB acts as a destabilizing agent of dominant discourses about what learning English is. It was also observed that the clash between students’ discursive memory and the program classroom contingency caused them to take a stand through identification and resistance that reverberated in the role they attribute to the LwB program, which still struggles to discursively establish itself as a legitimate place in which the teaching-learning process can thrive.
Palabras clave: Representação
Representation
Discurso
Discourse
Pós-modernidade
Post-modernity
Ensino-aprendizagem de língua inglesa
English language teaching-learning process
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: SILVA, Miller Eliézer Cunha e. Entre a idealização e a contingência: representações de língua inglesa e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem de alunos do programa Idiomas sem Fronteiras. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2205
Identificador del documento: https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2205
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27474
Fecha de defensa: 22-jul-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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