Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27447
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9231-0895
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise química in vivo de dentina sadia e cariada de pacientes irradiados de cabeça e pescoço
Autor(es): Carvalho, Allyne Jorcelino Daloia de
Primeiro orientador: Simamoto, Veridiana Resende Novais
Primeiro coorientador: Lopes, Camila de Carvalho Almança
Primeiro membro da banca: Castro, Morgana Guilherme de
Segundo membro da banca: Soares, Priscilla Barbosa Ferreira
Terceiro membro da banca: Braga, Stella Sueli Lourenço
Resumo: A cárie relacionada à radiação é um dos principais efeitos colaterais tardios da radioterapia de cabeça e pescoço. Ela é considerada uma doença única devido as suas características de instalação, progressão e aspecto clínico. Este trabalho objetivou avaliar diferença na composição química da cárie relacionada à radiação em comparação à carie comum. Dez pré-molares cariados foram criteriosamente selecionados, sendo 5 de pacientes não irradiados, e 5 de pacientes irradiados na região de cabeça e pescoço. Avaliou- se a dentina sadia e a cariada em cada dente por meio das espectroscopias de Infravermelho com transformadas de Fourier (FTIR) e de energia dispersiva (EDS). Os parâmetros analisados pelo FTIR foram: razão fosfato/amida I, razão carbonato/mineral, razão amida I/amida III. A partir do EDS, calculou-se a razão Ca/P. FTIR revelou menores valores da razão fosfato/amida I para dentina afetada por cárie e irradiada. Para a razão carbonato/mineral, apenas a interação entre os fatores de estudo foi significativa (p=0,035). Revelou maiores valores da razão carbonato/mineral para o grupo irradiado e menores valores da dentina sadia e afetada por cárie no grupo irradiado. A razão amida I/amida III mostrou diferença significativa apenas para a cárie (p=0,005). A dentina afetada por cárie mostrou uma proporção maior que a dentina sadia. EDS revelou uma interação significativa para dos valores de Ca e P (p=0,036 e p=0,020, respectivamente) entre os fatores irradiação e cárie, com dentina sadia não irradiada apresentando maiores valores de Ca e P do que a dentina afetada por cárie não irradiada. Para os valores da razão Ca/P, houve uma diferença significativa para a irradiação (p=0,01). Entretanto, o fator cárie (p=0,252) e a interação entre os fatores não foram significantes (p=0,445). Valores menores da razão Ca/P foram registrados para a dentina irradiada em comparação com a dentina não irradiada. Conclui-se que a cárie altera a composição química da dentina, contudo na cárie relacionada à radiação essas mudanças ocorrem de forma mais agressiva.
Palavras-chave: Cárie dentária
Espectroscopia
Radioterapia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Allyne Jorcelino Daloia de. Análise química in vivo de dentina sadia e cariada de pacientes irradiados de cabeça e pescoço. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27447
Data de defesa: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseQuimicaInVivo.pdf718.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.