Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27430
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7740-3965
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-11-05
Título: Comportamento infantil e técnicas de gerenciamento comportamental em crianças com síndrome de down
Autor(es): Pêcego, Tatiana Azevedo
Primeiro orientador: Oliveira, Fabiana Sodré de
Primeiro coorientador: Marques, Késia Lara dos Santos
Primeiro membro da banca: Herval, Álex Moreira
Segundo membro da banca: Luiz, Fabio Franceschini Mitri
Resumo: Objetivos: avaliar e comparar o comportamento infantil e as técnicas de gerenciamento comportamental aplicadas em crianças com e sem Síndrome de Down durante a realização de procedimentos preventivos. Métodos e Resultados: estudo transversal. Participaram 40 crianças entre 2 a 6 anos de idade divididas em dois grupos: 20 crianças com Síndrome de Down e 20 crianças sem Síndrome de Down. O comportamento infantil foi por quatro métodos: fisiológico (batimentos cardíacos), avaliação subjetiva do cirurgião-dentista, Escala comportamental modificada de Melamed e de Frankl. As técnicas de gerenciamento comportamental aplicadas foram avaliadas pela observação direta. Foram aplicados os Testes de Friedman, U de Mann-Whitney e Coeficiente de Correlação por Postos de Spearman. Houve diferença estatisticamente significante para os batimentos cardíacos durante a anamnese e realização do procedimento, sendo os valores mais elevados para as crianças com Síndrome de Down e correlação negativa entre os batimentos cardíacos e a idade durante a anamnese, posicionamento e realização do procedimento (p<0,05). Conclusão: houve diferença entre os grupos com relação ao comportamento avaliado pelo método fisiológico. As técnicas de gerenciamento comportamental empregadas foram semelhantes.
Palavras-chave: Comportamento
Síndrome de Down
Criança
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PÊCEGO, Tatiana Azevedo. Comportamento infantil e técnicas de gerenciamento comportamental em crianças com síndrome de down. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27430
Data de defesa: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComportamentoInfantilTecnicas.pdfTCC387.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons