Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27336
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Democracia, participação e dominação: a contribuição de Weber para pensar a gestão escolar
Título (s) alternativo (s): Democracy, participation and domination: Weber's contribution to thinking about school management
Autor: Pereira, Waléria Furtado
Primer orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Primer miembro de la banca: Ferreira, Naura Syria Carapeto
Segundo miembro de la banca: Lucena, Carlos Alberto
Resumen: O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Toma como objeto de estudo a questão da gestão escolar e seus contornos, no interior da escola pública de Minas Gerais, na atualidade. Procura compreender como se configuram as relações de dominação, as práticas participativas e seus processos decisórios. A questão da participação implica a discussão sobre os diferentes tipos de democracia, direta ou representativa em suas variáveis. Isso porque toda prática democrática implica um tipo de participação. A análise dos diferentes tipos de partiçipação, por sua vez, remete à compreensão das relações sociais, entendida como comportamento recíproco de agentes plurais que produzem ações sociais. Este estudo recupera a teoria de Weber da ação social discutindo os tipos de dominação e suas bases de legitimação, ao mesmo tempo em que constrói o quadro teórico que possibilita apreender a realidade como inesgotável, infinita e em processo histórico de constituição. Para tanto, esta pesquisa se desenvolve no campo da pesquisa qualitativa, opção metodológica que possibilita ao pesquisador captar as perspectivas dos sujeitos e o contexto em que se inserem. Foram entrevistados sete professores de duas escolas da rede municipal de Uberlândia em Minas Gerais, de modo a captar a percepção desses sujeitos em relação a cinco elementos centrais nos processos decisórios na gestão da escola: Projeto Político-Pedagógico, Conselho Escolar, formas de utilização dos recursos financeiros da escola, formas de distribuição de turmas e escolha do vice-diretor. No primeiro capítulo são analisadas as diferentes formas de democracia e participação e os elementos centrais da teoria Weberiana. No segundo capítulo é feita a análise dos dados de campo, levantados por meio dos depoimentos dos sujeitos envolvidos. No terceiro capítulo o contexto sócio histórico em que a gestão escolar se situa ç analisado, a partir da discussão das políticas educacionais a partir dos anos de 1990. Ao final foi possível evidenciar que a participação, a democracia e as relações de dominação no interior da escola não se apresentam como uma realidade homogênea, monolítica. Pelo contrário, assumem contornos de dimensões distintas, chegando às vezes, a coexistirem participação ativa, passiva, reservada; participação formal, não-formal informal; participação convergente ou divergente ou até mesmo não-participação imposta ou induzida no cotidiano escolar. E, existem também, fortes elementos de uma dominação assentada na tradição e no carisma, além da escola possuir, hoje, vários elementos de dominação burocrática.
Abstract: The folio wing study presen-s a Research in Public Politics and Management in Education of Post Graduation Program in Education of Universidade Federal de Uberlândia. This research focuses on school management and its details in the countryside of public school in Minas Gerais nowadays. It discusses about the domination’s relationships, the participation in practice and its process of decision. The participation in practice talks about the different types of democracy, direct or representative and their varieties. It is because all kind of democratic practice requires one type of participation. The analysis of different types of participation focuses on the sócia} relationship’s comprehension, which is seen as reciprocai behavior of plural agents who produce social actions. This research retums to the Weber’s Theory of social action demonstrating the types of domination and its basis of legislation. At the same time, it builds the theory which makes possible to involve the reality such as unfmished, infmite and processing the construction of history. Therefore, this research is developed in the quality field, it involves a methodological option which makes possible to the researcher understand the subjects' perspectives and the context in which they are found. Seven teachers from two public schools were interviewed in Uberlândia, Minas Gerais, in order to analyze the perception of those subjects in relation to five central elements in the process of decision from school management: Politic-Pedagogic Project, School Counselor, the Usage of Financial School Resources, the Groups Distribution and the Choice of the Vice-principal. In the fírst chapter, the different forms of democracy and participation, and the central elements of Weber’s Theory are analyzed. In the second chapter, data from the interviews are examined. In the third chapter, the social and historical context, in which school management is located, is analyzed through the political and educational discussion since 1990. In the end, it was possible to notice that the participation, the democracy and the relationships of domination inside the school are not presented as an unique reality. On the contrary, they assume distinct dimensions, they may coexist sometimes. Active, passive and reserved participation, formal and informal participation, convergent, divergent or even the imposed or induced non-participation are able to be present inside the school routine. There are powerful elements from domination connected to tradition and charisma, and the school also has several elements of bureaucratic domination.
Palabras clave: Gestão escolar
Escola pública
Práticas participativas
Processos decisórios
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: PEREIRA, Waléria Furtado. Democracia, participação e dominação: a contribuição de Weber para pensar a gestão escolar. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.36
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.36
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27336
Fecha de defensa: 2004
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DemocraciaParticipaçãoDominação.pdf9.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons