Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27308
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | A construção de representações sociais sobre o educando na relação professor - aluno |
Título (s) alternativo (s): | The construction of social representations about the student in the teacher - student relationship |
Autor: | Vieira, André Vitorino |
Primer orientador: | Inácio Filho, Geraldo |
Primer miembro de la banca: | Souza, José Carlos |
Segundo miembro de la banca: | Pagotti, Antonio Wilson |
Resumen: | O presente estudo consiste num trabalho de pesquisa realizado numa escola estadual, na cidade de Uberlândia. O trabalho tem como objetivo identificar e analisar as representações sociais sobre o educando na relação professor-aluno; assim como as suas influências no processo de aprendizagem do alunado com insucesso escolar. Para tanto, foram entrevistados por mim seis professores da referida escola estadual, cinco alunos cursando o Ciclo Básico de Alfabetização e apresentando insucesso escolar segundo os docentes. Também foram entrevistados um responsável por cada aluno. Utilizei dois modelos de entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, sendo um modelo específico para o professor e outro para aluno e seus familiares. O conteúdo das entrevistas foi analisado com base no objetivo proposto, na problematízação do tema e à luz da Teoria das Representações Sociais como também em autores que trabalham com o cotidiano escolar e subsidiaram teoricamente esta pesquisa. Nas considerações sugiro que as representações socais dos professores é mais um fator intra-escolar que contribui para a existência do insucesso escolar, e os alunos, ao apreende-las, passam a expressar e comportar segundo as percepções existentes nas representações dos seus professores. |
Abstract: | The present study consists of a research work carried out in a state school in the city of Uberlândia. The work aims to identify and analyze the social representations about the student in the teacher-student relationship; as well as its influences on the learning process of the students with school failure. To this end, six teachers from that state school interviewed me, five students attending the Basic Literacy Cycle and presenting academic failure according to the teachers. Also interviewed was one responsible for each student. I used two semi-structured interview models as a data collection instrument, one specific for the teacher and one for students and their families. The content of the interviews was analyzed based on the proposed objective, the problematization of the theme and in the light of the Theory of Social Representations as well as authors who work with the daily school life and theoretically subsidized this research. In the considerations I suggest that the social representations of teachers is another intra-school factor that contributes to the existence of school failure, and the students, when apprehending them, begin to express and behave according to the perceptions existing in their teachers' representations. |
Palabras clave: | Escola estadual Relação professor-aluno |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | VIEIRA, André Vitorino. A construção de representações sociais sobre o educando na relação professor - aluno. 2001. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2001.19 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2001.19 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27308 |
Fecha de defensa: | 2001 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstruçãoRepresentaçõesSociais.pdf | 6.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons