Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27308
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, André Vitorino-
dc.date.accessioned2019-11-08T18:38:22Z-
dc.date.available2019-11-08T18:38:22Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationVIEIRA, André Vitorino. A construção de representações sociais sobre o educando na relação professor - aluno. 2001. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2001.19pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27308-
dc.description.abstractThe present study consists of a research work carried out in a state school in the city of Uberlândia. The work aims to identify and analyze the social representations about the student in the teacher-student relationship; as well as its influences on the learning process of the students with school failure. To this end, six teachers from that state school interviewed me, five students attending the Basic Literacy Cycle and presenting academic failure according to the teachers. Also interviewed was one responsible for each student. I used two semi-structured interview models as a data collection instrument, one specific for the teacher and one for students and their families. The content of the interviews was analyzed based on the proposed objective, the problematization of the theme and in the light of the Theory of Social Representations as well as authors who work with the daily school life and theoretically subsidized this research. In the considerations I suggest that the social representations of teachers is another intra-school factor that contributes to the existence of school failure, and the students, when apprehending them, begin to express and behave according to the perceptions existing in their teachers' representations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscola estadualpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleA construção de representações sociais sobre o educando na relação professor - alunopt_BR
dc.title.alternativeThe construction of social representations about the student in the teacher - student relationshippt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5354758011229936pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Carlos-
dc.contributor.referee2Pagotti, Antonio Wilson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037094001933948pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo consiste num trabalho de pesquisa realizado numa escola estadual, na cidade de Uberlândia. O trabalho tem como objetivo identificar e analisar as representações sociais sobre o educando na relação professor-aluno; assim como as suas influências no processo de aprendizagem do alunado com insucesso escolar. Para tanto, foram entrevistados por mim seis professores da referida escola estadual, cinco alunos cursando o Ciclo Básico de Alfabetização e apresentando insucesso escolar segundo os docentes. Também foram entrevistados um responsável por cada aluno. Utilizei dois modelos de entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, sendo um modelo específico para o professor e outro para aluno e seus familiares. O conteúdo das entrevistas foi analisado com base no objetivo proposto, na problematízação do tema e à luz da Teoria das Representações Sociais como também em autores que trabalham com o cotidiano escolar e subsidiaram teoricamente esta pesquisa. Nas considerações sugiro que as representações socais dos professores é mais um fator intra-escolar que contribui para a existência do insucesso escolar, e os alunos, ao apreende-las, passam a expressar e comportar segundo as percepções existentes nas representações dos seus professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration137pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2001.19pt_BR
dc.orcid.putcode81753282-
dc.crossref.doibatchid8e918cb5-d6ef-4315-9f89-83369c320057-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstruçãoRepresentaçõesSociais.pdf6.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons