Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2021-09-28 |
Título: | Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
Autor(es): | Andrade, Hélio Carlos Vilela de |
Primeiro orientador: | Miranda, Gilberto José |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes de contabilidade quanto à relevância das competências propostas pelo IES 3. Foram analisadas as percepções de 16 professores de contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, mediante aplicação de questionário impresso. Constatou-se que as habilidades Intelectuais, Técnicas e Funcionais, Pessoais, Interpessoais e de Comunicação, bem como as habilidades Organizacionais e Gerenciamento de Negócios são consideradas importantes, demonstrando alta concordância entre os docentes e as habilidades preconizadas pela IES 3. O estudo confirma tendências já verificadas em estudos como o de Lemes e Miranda (2014), evidenciando que tanto para docentes quanto para profissionais de mercado, as habilidades recomendadas pela IES 3 são relevantes para a atuação dos futuros profissionais da área contábil. |
Abstract: | This study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals. |
Palavras-chave: | Competências Habilidades Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268 |
Data de defesa: | 28-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelevanciaHabilidadesProfissionais.pdf | 540.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons