Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-09-28
Título: Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Andrade, Hélio Carlos Vilela de
Primeiro orientador: Miranda, Gilberto José
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes de contabilidade quanto à relevância das competências propostas pelo IES 3. Foram analisadas as percepções de 16 professores de contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, mediante aplicação de questionário impresso. Constatou-se que as habilidades Intelectuais, Técnicas e Funcionais, Pessoais, Interpessoais e de Comunicação, bem como as habilidades Organizacionais e Gerenciamento de Negócios são consideradas importantes, demonstrando alta concordância entre os docentes e as habilidades preconizadas pela IES 3. O estudo confirma tendências já verificadas em estudos como o de Lemes e Miranda (2014), evidenciando que tanto para docentes quanto para profissionais de mercado, as habilidades recomendadas pela IES 3 são relevantes para a atuação dos futuros profissionais da área contábil.
Abstract: This study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals.
Palavras-chave: Competências
Habilidades
Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
Data de defesa: 28-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelevanciaHabilidadesProfissionais.pdf540.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons