Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Hélio Carlos Vilela de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T16:01:33Z | - |
dc.date.available | 2019-11-04T16:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-28 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais | pt_BR |
dc.title | Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9&tokenCaptchar=03AOLTBLRfYAqoaNHf6Hbteh7suIC8uhClHOe6VNmNgdo2W0M1WB1HEhhqt0RUbiBNkar3yctVG_Kl06Z6s2elssuxBU8PexFSoVuzZMdyL9oPwgFG4d7DpvXo7LqdJIi_2I7gzLc5P1OMJ7--ZboBpmgkFO9_d8pMDSWrmQY4djj4rNAyEFkzTMCP-tvD_z2O0t75bNEtHQqduga2TJwAIIQEGCYITzNPwXG3oomyJcZltD4fB27cuVM9XejytGQw_DpwdLdfuciqEurtxVhQ5JwKs9Zu90FUypXVQz3dsSfTvhILKUIJgej2I7KMWdmdz9pZ3BNcCI40KzrXEJNDsLxbdjqZncfyGCffblVuhUwUJh9TLlRTq1NhEx68Mvs5odXEFk7dWj4NCorWbVjWBupSfAOZ0Cwxq3cOqUQCFDK0r54DFuNBtfJIORP0ZSDLS3Y4gSVQJ0X-UnG6Fa2T8_z_W2_PtCJBAYn0b6eOgRiIVi1awSg6qNaKmEySdo7d88TgkEp5e6dk | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8072767Y4&tokenCaptchar=03AOLTBLQPI9WngqU8Lo9agaJVCKrnr-QupeN_rzksA50f2AzWVk5QonLjSkWIUhiTwK4n15rgmwK651wmx1eAAmh9mE4WshHMjyU92eXdA4g5MJkO-zUGoKlrNXQeYp2RuUjc3IGSPoRTgHwlHwIAPLJo1_k2Yr0Um7aFWJa15Jh-qUpPJu0L7ZGYHk-P9aiv66y3V9bD1lzkLpkK-SuJPKAtxrXcQJtwuY3GHx4hcsE1-zm_Y7cyuoKnDB-mxQ697OB8nKMZ5OvreESvwfKo_Yo-7xxuJBRV05rsal-FMaoMOam7pb3-bD3mB1qCWvsbjBRNKrMBVhxhnm7lbLkE36B1grzdSXos6HeT6M6HQPad7vdGWMnTcsjpudXtlPj-CSmPpqufJUgxa4595pJ6x86PjnemZHYVZb1Mt3f5FIngCiYw8ysmG2jgYCG8jL88-YBpUzDRbSu5-j_qtzBfaB33SWiHg6itr-WtPGkfjBu45SiKy_1NMCaGRQ0h8t3fpQX2tpjNG3l7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes de contabilidade quanto à relevância das competências propostas pelo IES 3. Foram analisadas as percepções de 16 professores de contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, mediante aplicação de questionário impresso. Constatou-se que as habilidades Intelectuais, Técnicas e Funcionais, Pessoais, Interpessoais e de Comunicação, bem como as habilidades Organizacionais e Gerenciamento de Negócios são consideradas importantes, demonstrando alta concordância entre os docentes e as habilidades preconizadas pela IES 3. O estudo confirma tendências já verificadas em estudos como o de Lemes e Miranda (2014), evidenciando que tanto para docentes quanto para profissionais de mercado, as habilidades recomendadas pela IES 3 são relevantes para a atuação dos futuros profissionais da área contábil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 21 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-09-28 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelevanciaHabilidadesProfissionais.pdf | 540.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License