Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrade, Hélio Carlos Vilela de-
dc.date.accessioned2019-11-04T16:01:33Z-
dc.date.available2019-11-04T16:01:33Z-
dc.date.issued2019-09-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais e Internacionaispt_BR
dc.titleRelevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Gilberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9&tokenCaptchar=03AOLTBLRfYAqoaNHf6Hbteh7suIC8uhClHOe6VNmNgdo2W0M1WB1HEhhqt0RUbiBNkar3yctVG_Kl06Z6s2elssuxBU8PexFSoVuzZMdyL9oPwgFG4d7DpvXo7LqdJIi_2I7gzLc5P1OMJ7--ZboBpmgkFO9_d8pMDSWrmQY4djj4rNAyEFkzTMCP-tvD_z2O0t75bNEtHQqduga2TJwAIIQEGCYITzNPwXG3oomyJcZltD4fB27cuVM9XejytGQw_DpwdLdfuciqEurtxVhQ5JwKs9Zu90FUypXVQz3dsSfTvhILKUIJgej2I7KMWdmdz9pZ3BNcCI40KzrXEJNDsLxbdjqZncfyGCffblVuhUwUJh9TLlRTq1NhEx68Mvs5odXEFk7dWj4NCorWbVjWBupSfAOZ0Cwxq3cOqUQCFDK0r54DFuNBtfJIORP0ZSDLS3Y4gSVQJ0X-UnG6Fa2T8_z_W2_PtCJBAYn0b6eOgRiIVi1awSg6qNaKmEySdo7d88TgkEp5e6dkpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8072767Y4&tokenCaptchar=03AOLTBLQPI9WngqU8Lo9agaJVCKrnr-QupeN_rzksA50f2AzWVk5QonLjSkWIUhiTwK4n15rgmwK651wmx1eAAmh9mE4WshHMjyU92eXdA4g5MJkO-zUGoKlrNXQeYp2RuUjc3IGSPoRTgHwlHwIAPLJo1_k2Yr0Um7aFWJa15Jh-qUpPJu0L7ZGYHk-P9aiv66y3V9bD1lzkLpkK-SuJPKAtxrXcQJtwuY3GHx4hcsE1-zm_Y7cyuoKnDB-mxQ697OB8nKMZ5OvreESvwfKo_Yo-7xxuJBRV05rsal-FMaoMOam7pb3-bD3mB1qCWvsbjBRNKrMBVhxhnm7lbLkE36B1grzdSXos6HeT6M6HQPad7vdGWMnTcsjpudXtlPj-CSmPpqufJUgxa4595pJ6x86PjnemZHYVZb1Mt3f5FIngCiYw8ysmG2jgYCG8jL88-YBpUzDRbSu5-j_qtzBfaB33SWiHg6itr-WtPGkfjBu45SiKy_1NMCaGRQ0h8t3fpQX2tpjNG3l7pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes de contabilidade quanto à relevância das competências propostas pelo IES 3. Foram analisadas as percepções de 16 professores de contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, mediante aplicação de questionário impresso. Constatou-se que as habilidades Intelectuais, Técnicas e Funcionais, Pessoais, Interpessoais e de Comunicação, bem como as habilidades Organizacionais e Gerenciamento de Negócios são consideradas importantes, demonstrando alta concordância entre os docentes e as habilidades preconizadas pela IES 3. O estudo confirma tendências já verificadas em estudos como o de Lemes e Miranda (2014), evidenciando que tanto para docentes quanto para profissionais de mercado, as habilidades recomendadas pela IES 3 são relevantes para a atuação dos futuros profissionais da área contábil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.embargo2021-09-28-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelevanciaHabilidadesProfissionais.pdf540.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons