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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27255
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1651-2505 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Title: | A resolução de problemas para o ensino de Matemática nos anos iniciais: perspectivas, dilemas e possibilidades |
Alternate title (s): | Problem solving for mathematics teaching in the early years: perspectives, dilemmas and possibilities |
Author: | Cardoso, Márcia Regina Gonçalves |
First Advisor: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
First member of the Committee: | Davi, Tânia Nunes |
Second member of the Committee: | Batista, Gustavo Araújo |
Third member of the Committee: | Silva, Mariana Batista do Nascimento |
Fourth member of the Committee: | Lucena, Carlos Alberto |
Summary: | O presente texto relata algumas análises e reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar a Resolução de Problemas como campo de pesquisa e sua aplicação ao ensino de Matemática. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: como é concebida a Resolução de Problemas nos documentos orientadores para o ensino de Matemática do MEC, nos livros didáticos de Matemática utilizados pelas escolas públicas e nas questões que compõem os exames nacionais (eixo Matemática) para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Diante desta questão, buscou-se analisar se o mau desempenho dos alunos em Matemática nas avaliações oficiais está associado, em parte, a uma possível discordância quanto ao tratamento dado à Resolução de Problemas nas orientações oficiais do MEC (através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental), nos livros didáticos de Matemática utilizados nas escolas públicas e no próprio SAEB (através da Prova Brasil e suas matrizes de referência). De forma específica buscou-se ainda: (1) analisar os fundamentos teórico-metodológicos sobre a Resolução de Problemas; (2) examinar como é concebida a Resolução de Problemas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; (3) identificar como a Resolução de Problemas é abordada nos livros didáticos de Matemática fornecidos pelo FNDE; (4) investigar como a Resolução de Problemas é apresentada nas provas oficiais do SAEB (Prova Brasil); (5) confrontar os dados resultantes da pesquisa sobre o tema nas diferentes fontes; (6) sistematizar os conhecimentos em torno dos assuntos abordados. Para responder ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido um estudo teórico-bibliográfico e documental, de natureza qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática. A pesquisa demonstrou que o que é cobrado nas avaliações oficiais do SAEB, através da Prova Brasil, não se alinha às orientações do MEC/PCN para o ensino de Matemática, mas coincide com o que é trabalhado nas escolas públicas através dos livros didáticos fornecidos pelo FNDE. Portanto, SAEB e FNDE não se ajustam ao MEC quanto às orientações metodológicas para o ensino de Matemática, mas alinham-se entre si. |
Abstract: | This paper reports some analyzes and reflections arising from a PhD research that sought to investigate Problem Solving as a research field and its application to mathematics teaching. This study was guided by the search for an answer to the following question: how is the Problem Solving conceived in the guidance documents for the Mathematics teaching of the MEC, in the Mathematics textbooks used by the public schools and in the questions that make up the national exams (Mathematical axis) for the early years of elementary school? Given this question, we sought to analyze whether the poor performance of students in mathematics in the official assessments is partly associated with a possible disagreement regarding the treatment given to Problem Solving in the official guidelines of the MEC (through the National Curriculum Parameters for Elementary Education), in the Mathematics textbooks used in public schools and in the SAEB (through Prova Brasil and its reference matrices). Specifically, it was also sought: (1) to analyze the theoretical-methodological foundations on Problem Solving; (2) examine how Problem Solving in National Curriculum Parameters for Elementary Education is designed; (3) identify how Problem Solving is addressed in the Mathematics textbooks provided by the FNDE; (4) investigate how Problem Solving is presented in the official tests of SAEB (Prova Brasil); (5) compare the data resulting from research on the theme in different sources; (6) systematize the knowledge around the subjects addressed. To answer the research problem and achieve the proposed objectives, a qualitative, bibliographical and documentary study was developed, focusing on Problem Solving as a teaching methodology for mathematics. The research showed that what is charged in the official assessments of SAEB, through Prova Brasil Test, is not in line with the MEC / PCN guidelines for teaching mathematics, but coincides with what is worked in public schools through textbooks provided by FNDE. Therefore, SAEB and FNDE do not fit the MEC regarding the methodological guidelines for teaching mathematics, but they align with each other. |
Keywords: | Resolução de problemas Problem solving Matemática Mathematics Livro didático Textboock Educação Education Prova Brasil |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves. A resolução de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais: perspectivas, dilemas e possibilidades. 2019. 129 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2386. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2386 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27255 |
Date of defense: | 5-Sep-2019 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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