Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27248
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: E-book Hiperlink: catálogo de ferramentas digitais como estratégia didática para a educação básica
Título (s) alternativo (s): E-book Hyperlink: catalog of digital tools as a didactic strategy for basic education
Autor: Santos, Marcelo Silva
Primer orientador: Lima, Luciano Vieira
Primer miembro de la banca: Santos, Vanessa Matos dos
Segundo miembro de la banca: Ferreira, Daniela Carvalho Monteiro
Resumen: O presente trabalho descreve a construção de um catálogo digital (e-Book) organizado com o intuito de promover a interação e o diálogo entre alunos e professores no ambiente escolar, relacionando fontes de incentivo à cidadania e à alfabetização digitais. O projeto instrucional do e-Book “Hiperlink” reúne ferramentas didáticas sem a pretensão de ranqueá-las e convida o educador a conhecer (ou reconhecer) e compartilhar fontes capazes de ativar o espírito investigador e ampliar a consciência do aprendiz sobre o impacto social gerado pelo poder da tecnologia na educação. O conteúdo é capitulado da seguinte forma: I) O Poder do Hiperlink; II) Cidadania Digital; III) Ferramentas Avançadas; IV) Impacto Social; V) Protagonismo Infantojuvenil e VI) Produção Autoral. O público-alvo é o educador, enquanto influenciador digital na Educação Básica, oferecendo subsídios para a formação de cidadãos mais bem preparados para os desafios profissionais da Era da Internet e da Multimídia.
Abstract: This paper describes the construction of an e-Book that was organized aiming the promotion of the interaction and dialogue among students and teachers in the school environment, relating sources of incentive to digital citizenship and literacy. The instructional project of the e-Book “Hyperlink” brings together didactic tools without pretending to rank them and invites the educator to know (or to acknowledge) and share sources capable of activating the learner's investigative spirit and increasing their awareness on the social impact generated by the power of technology in education. The content is subdivided as follows: I) The Power of Hyperlink; II) Digital Citizenship; III) Advanced Tools; IV) Social Impact; V) Children and Teenager’s Protagonism and VI) Authorial Works. The target audience is the educator, as a digital influencer in Basic Education, and this report offers subsidies to educate citizens more well prepared for the professional challenges of the Internet and Multimedia Era.
Palabras clave: Aprendizagem
Cidadania Digital
Alfabetização Multimídia
Tecnologia e Educação
Comunicações Digitais
Educomunicação
Learning
Digital citizenship
Multimedia Literacy
Digital communications
Technology and Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Cita: SANTOS, Marcelo Silva. E-book Hiperlink: catálogo de ferramentas digitais como estratégia didática para a educação básica. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.20l9.2296
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.20l9.2296
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27248
Fecha de defensa: 30-ago-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
E-bookHiperlink.pdfE-Book Hiperlink: Catálogo de Ferramentas Digitais Como Estratégia Didática Para a Educação Básica11.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
RelatoriodePesquisa.pdfRelatório de Pesquisa7.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.