Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27248
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | E-book Hiperlink: catálogo de ferramentas digitais como estratégia didática para a educação básica |
Título (s) alternativo (s): | E-book Hyperlink: catalog of digital tools as a didactic strategy for basic education |
Autor: | Santos, Marcelo Silva |
Primer orientador: | Lima, Luciano Vieira |
Primer miembro de la banca: | Santos, Vanessa Matos dos |
Segundo miembro de la banca: | Ferreira, Daniela Carvalho Monteiro |
Resumen: | O presente trabalho descreve a construção de um catálogo digital (e-Book) organizado com o intuito de promover a interação e o diálogo entre alunos e professores no ambiente escolar, relacionando fontes de incentivo à cidadania e à alfabetização digitais. O projeto instrucional do e-Book “Hiperlink” reúne ferramentas didáticas sem a pretensão de ranqueá-las e convida o educador a conhecer (ou reconhecer) e compartilhar fontes capazes de ativar o espírito investigador e ampliar a consciência do aprendiz sobre o impacto social gerado pelo poder da tecnologia na educação. O conteúdo é capitulado da seguinte forma: I) O Poder do Hiperlink; II) Cidadania Digital; III) Ferramentas Avançadas; IV) Impacto Social; V) Protagonismo Infantojuvenil e VI) Produção Autoral. O público-alvo é o educador, enquanto influenciador digital na Educação Básica, oferecendo subsídios para a formação de cidadãos mais bem preparados para os desafios profissionais da Era da Internet e da Multimídia. |
Abstract: | This paper describes the construction of an e-Book that was organized aiming the promotion of the interaction and dialogue among students and teachers in the school environment, relating sources of incentive to digital citizenship and literacy. The instructional project of the e-Book “Hyperlink” brings together didactic tools without pretending to rank them and invites the educator to know (or to acknowledge) and share sources capable of activating the learner's investigative spirit and increasing their awareness on the social impact generated by the power of technology in education. The content is subdivided as follows: I) The Power of Hyperlink; II) Digital Citizenship; III) Advanced Tools; IV) Social Impact; V) Children and Teenager’s Protagonism and VI) Authorial Works. The target audience is the educator, as a digital influencer in Basic Education, and this report offers subsidies to educate citizens more well prepared for the professional challenges of the Internet and Multimedia Era. |
Palabras clave: | Aprendizagem Cidadania Digital Alfabetização Multimídia Tecnologia e Educação Comunicações Digitais Educomunicação Learning Digital citizenship Multimedia Literacy Digital communications Technology and Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Cita: | SANTOS, Marcelo Silva. E-book Hiperlink: catálogo de ferramentas digitais como estratégia didática para a educação básica. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.20l9.2296 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.20l9.2296 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27248 |
Fecha de defensa: | 30-ago-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
E-bookHiperlink.pdf | E-Book Hiperlink: Catálogo de Ferramentas Digitais Como Estratégia Didática Para a Educação Básica | 11.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
RelatoriodePesquisa.pdf | Relatório de Pesquisa | 7.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.