Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27178
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3920-6677
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento de método analítico para determinação de dipirona em medicamentos usando a Análise por Injeção em Batelada (BIA) e comparação com métodos recomendados por farmacopeias
Author: Franco, Rodrigo Gonçalves
First Advisor: Muñoz, Rodrigo Alejandro Abarza
First coorientator: Lima, Ana Paula de
Summary: A dipirona, também conhecida como metamizol ou novalgina (nome comercial), é um medicamento antipirético, considerado uma pró-droga a qual pode ser injetada ou ingerida via oral em gotas ou por meio de comprimidos. O fármaco em questão possui como principal princípio ativo o 4-metil aminoantipirina (4-MAA), o qual inibe a síntese de prostaglandinas que são produzidas pelas ciclooxigenases (COXs), interferindo na produção de citocinas pró-inflamatórias. Pesquisas mostraram que se usada durante um bom tempo o fármaco pode causar agranulocitose, porém não há uma confirmação exata quanto às causas desta doença relacionada ao consumo de dipirona. Dessa forma, o controle de qualidade de fármacos contendo dipirona é de extrema importância devido aos efeitos tóxicos quando administrado em excesso ou pela falta dele quando abaixo do valor rotulado. Este trabalho apresenta a aplicação da análise por injeção em batelada (BIA, Batch-Injection Analysis) com detecção amperométrica em eletrodo de carbono vítreo para determinação de dipirona em formulações farmacêuticas. Para comparação, métodos recomendados por diferentes Farmacopeias, incluindo titulação iodométrica, espectrofotometria na região do UV e cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC, High-Performance Liquid Chromatography), foram empregados na análise das cinco amostras comerciais. Os resultados obtidos pelo método BIA apresentaram-se concordantes estatisticamente com os métodos espectrofotométrico e HPLC. De maneira geral, pode-se destacar o método BIA pelo baixo consumo de reagentes, facilidade na operação, rapidez de análise e mínimo erro associado (alta precisão), características que conduzem a futuros estudos utilizando essa técnica para desenvolver uma nova forma na determinação de analitos em formulações comerciais farmacêuticas.
Keywords: Dipirona
Análise por Injeção em Batelada
Amperometria
Cromatografia Líquida de Alta Eficiência
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ELETROANALITICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FRANCO, Rodrigo Gonçalves. Desenvolvimento de método analítico para determinação de dipirona em medicamentos usando a Análise por Injeção em Batelada (BIA) e comparação com métodos recomendados por farmacopeias. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27178
Date of defense: 4-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoMetodoAnalitico.pdfTCC2.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons