Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27158
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6740-5120
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Bonecas Karajá: o brinquedo como ferramenta de aprendizagem para crianças não indígenas
Alternate title (s): Karaja dolls: the toy as a learning tool for non-indigenous children
Author: Lima, Nayana Camurça de
First Advisor: Sá, Raquel Mello Salimeno de
First member of the Committee: Meirelles, Lídia Maria
Second member of the Committee: Melo, Roberta Maira de
Summary: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa refletir acerca do ensino de Artes no Brasil considerando intersecções possíveis entre a Educação, a Arte e a diversidade cultural, conforme preceitos estabelecidos pela lei 11.645/2008. Recorremos a análises que envolvem atividades em espaços educativos não-formais de ensino, particularmente nos museus etnográficos através dos trabalhos desenvolvidos por mediadores por meio de ações educativas. Além desse debate teórico, o TCC apresenta uma atividade lúdica e educativa – oficina de confecção de bonecas de papel – inserida num espaço museal etnográfico (o Museu do Índio da Universidade de Uberlândia-UFU), numa tentativa de demonstrar a viabilidade e as transversalidades de uma atividade que pode ser assimilada por crianças em nível de Ensino Fundamental.
Keywords: Ensino de artes
Museus etnográficos
Mediação
Diversidade cultural
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LIMA, Nayana Camurça de. Bonecas Karajá: o brinquedo como ferramenta de aprendizagem para crianças não indígenas. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27158
Date of defense: 9-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BonecasKarajáBrinquedo.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.