Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27132
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1828-8431 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O ensino aprendizagem de música no Musical Wicked |
Título (s) alternativo (s): | The music teaching learning at Wicked Musical |
Autor: | Scandar, Mariana Faria |
Primer orientador: | Gonçalves, Lilia Neves |
Primer miembro de la banca: | Morato, Cíntia Thais |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Jusamara Vieira |
Resumen: | A música na escola é um tema recorrente na área da educação musical, e, ainda hoje, configura um espaço em que o ensino de música não está efetivamente presente como componente curricular. Esta pesquisa se configura em um estudo de caso sobre o projeto de teatro musical realizado no/pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG. O objetivo foi entender como se dá o ensino aprendizagem de música, que aconteceu no processo de montagem (preparação e apresentação) do Wicked, em 2017, entre os meses de fevereiro e agosto. Esta pesquisa tem como fundamentos teóricos a música como prática social, considerando a compreensão das complexidades das relações que envolvem o ensino aprendizagem de música, e mostrando que a aquisição de conhecimento musical está envolta por diversas questões sociais, afetivas e conjunturais. Além disso, percebeu-se por esta pesquisa as potencialidades do teatro musical como meio de ensinar aprender música. |
Abstract: | Music in school is a recurring theme in the field of education and yet music education is not part of the curriculum. This research reflects a case study about a musical play performed at Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, in Uberaba, state of Minas Gerais.The purpose of this study is to understand how the music teaching and learning took place through the process of the “Wicked” musical production (preparation and presentation), between February and August of 2017 in the above mentioned school. This research has at its core the fundamental theory that music teaching and learning is a social practice, and seeks to understand the complexities of the relationships involved in the practice, therefore showing that musical knowledge acquisition is connected to a plethora of social, environmental, and emotional issues. Furthermore, this research has led to the conclusion that musical theater can be a powerful tool in the teaching learning of music. |
Palabras clave: | Teatro musical Ensino aprendizagem de música Música na escola Musical theater Music teaching and learning Music in school Música |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Cita: | SCANDAR, Mariana Faria. O ensino aprendizagem de música no Musical Wicked. 2018. 228 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2371 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2371 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27132 |
Fecha de defensa: | 9-nov-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoAprendizagemMusical.pdf | 9.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons