Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27132
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1828-8431
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O ensino aprendizagem de música no Musical Wicked
Título (s) alternativo (s): The music teaching learning at Wicked Musical
Autor: Scandar, Mariana Faria
Primer orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primer miembro de la banca: Morato, Cíntia Thais
Segundo miembro de la banca: Souza, Jusamara Vieira
Resumen: A música na escola é um tema recorrente na área da educação musical, e, ainda hoje, configura um espaço em que o ensino de música não está efetivamente presente como componente curricular. Esta pesquisa se configura em um estudo de caso sobre o projeto de teatro musical realizado no/pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG. O objetivo foi entender como se dá o ensino aprendizagem de música, que aconteceu no processo de montagem (preparação e apresentação) do Wicked, em 2017, entre os meses de fevereiro e agosto. Esta pesquisa tem como fundamentos teóricos a música como prática social, considerando a compreensão das complexidades das relações que envolvem o ensino aprendizagem de música, e mostrando que a aquisição de conhecimento musical está envolta por diversas questões sociais, afetivas e conjunturais. Além disso, percebeu-se por esta pesquisa as potencialidades do teatro musical como meio de ensinar aprender música.
Abstract: Music in school is a recurring theme in the field of education and yet music education is not part of the curriculum. This research reflects a case study about a musical play performed at Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, in Uberaba, state of Minas Gerais.The purpose of this study is to understand how the music teaching and learning took place through the process of the “Wicked” musical production (preparation and presentation), between February and August of 2017 in the above mentioned school. This research has at its core the fundamental theory that music teaching and learning is a social practice, and seeks to understand the complexities of the relationships involved in the practice, therefore showing that musical knowledge acquisition is connected to a plethora of social, environmental, and emotional issues. Furthermore, this research has led to the conclusion that musical theater can be a powerful tool in the teaching learning of music.
Palabras clave: Teatro musical
Ensino aprendizagem de música
Música na escola
Musical theater
Music teaching and learning
Music in school
Música
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Cita: SCANDAR, Mariana Faria. O ensino aprendizagem de música no Musical Wicked. 2018. 228 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2371
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2371
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27132
Fecha de defensa: 9-nov-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoAprendizagemMusical.pdf9.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons