Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27113
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sistema para treinamento de Libras utilizando gamificação no contexto da EaD
Autor(es): Lima, Laercio Lopes Pereira
Primeiro orientador: Junqueira, Mirella Silva
Primeiro coorientador: Sobreira, Victor
Primeiro membro da banca: Miani, Rodrigo Sanches
Resumo: A difusão e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais(Libras) é fundamental para a inclusão do sujeito surdo na sociedade e na escola. Entretanto, aprender Libras, uma língua predominantemente visual e gestual, na modalidade a distância é desafiador pela ausência do contato direto ou físico entre aluno e professor, pois em cursos presenciais o aluno tem a oportunidade de praticar os sinais com outros alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo a criação de um sistema, onde os alunos possam aprender sinais e submeter vídeos executando-os para que outros alunos possam avaliar. O sistema proposto surgiu a partir da necessidade de maior interação, ampliação de práticas e exercícios com sinais, complementação de conteúdos e material didático encontrada em um curso de Libras EaD ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (CEPAE) e a Faculdade de Educação (FACED) para a formação de professores de rede pública de ensino da cidade de Uberlândia O sistema desenvolvido utiliza a gamificação, que consiste em aplicar elementos utilizados em jogos eletrônicos em atividades não diretamente ligadas a jogos. O trabalho apresenta elementos da gamificação e sugere como poderam aumentar o engajamento e melhorar o desempenho dos alunos no aprendizado de Libras em um curso a distância. Por meio deste sistema, é possível realizar gravação de vídeos para executar sinais, jogar e avaliar vídeos de outros alunos.
Palavras-chave: Educação a distância
Libras
Gamificação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Laercio Lopes Pereira. Sistema para treinamento de Libras utilizando gamificação no contexto da EaD. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27113
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SistemaParaTreinamento.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons