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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27113Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Laercio Lopes Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2019-10-08T16:22:59Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-08T16:22:59Z | - |
| dc.date.issued | 2018-12-19 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Laercio Lopes Pereira. Sistema para treinamento de Libras utilizando gamificação no contexto da EaD. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27113 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
| dc.subject | Libras | pt_BR |
| dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| dc.title | Sistema para treinamento de Libras utilizando gamificação no contexto da EaD | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Sobreira, Victor | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0700725894195047 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Junqueira, Mirella Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8179399394867067 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Miani, Rodrigo Sanches | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2992074747740327 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3668734145819218 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A difusão e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais(Libras) é fundamental para a inclusão do sujeito surdo na sociedade e na escola. Entretanto, aprender Libras, uma língua predominantemente visual e gestual, na modalidade a distância é desafiador pela ausência do contato direto ou físico entre aluno e professor, pois em cursos presenciais o aluno tem a oportunidade de praticar os sinais com outros alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo a criação de um sistema, onde os alunos possam aprender sinais e submeter vídeos executando-os para que outros alunos possam avaliar. O sistema proposto surgiu a partir da necessidade de maior interação, ampliação de práticas e exercícios com sinais, complementação de conteúdos e material didático encontrada em um curso de Libras EaD ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (CEPAE) e a Faculdade de Educação (FACED) para a formação de professores de rede pública de ensino da cidade de Uberlândia O sistema desenvolvido utiliza a gamificação, que consiste em aplicar elementos utilizados em jogos eletrônicos em atividades não diretamente ligadas a jogos. O trabalho apresenta elementos da gamificação e sugere como poderam aumentar o engajamento e melhorar o desempenho dos alunos no aprendizado de Libras em um curso a distância. Por meio deste sistema, é possível realizar gravação de vídeos para executar sinais, jogar e avaliar vídeos de outros alunos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 37 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SistemaParaTreinamento.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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