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dc.creatorLima, Laercio Lopes Pereira-
dc.date.accessioned2019-10-08T16:22:59Z-
dc.date.available2019-10-08T16:22:59Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.citationLIMA, Laercio Lopes Pereira. Sistema para treinamento de Libras utilizando gamificação no contexto da EaD. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27113-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleSistema para treinamento de Libras utilizando gamificação no contexto da EaDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sobreira, Victor-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700725894195047pt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Mirella Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179399394867067pt_BR
dc.contributor.referee1Miani, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992074747740327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668734145819218pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA difusão e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais(Libras) é fundamental para a inclusão do sujeito surdo na sociedade e na escola. Entretanto, aprender Libras, uma língua predominantemente visual e gestual, na modalidade a distância é desafiador pela ausência do contato direto ou físico entre aluno e professor, pois em cursos presenciais o aluno tem a oportunidade de praticar os sinais com outros alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo a criação de um sistema, onde os alunos possam aprender sinais e submeter vídeos executando-os para que outros alunos possam avaliar. O sistema proposto surgiu a partir da necessidade de maior interação, ampliação de práticas e exercícios com sinais, complementação de conteúdos e material didático encontrada em um curso de Libras EaD ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (CEPAE) e a Faculdade de Educação (FACED) para a formação de professores de rede pública de ensino da cidade de Uberlândia O sistema desenvolvido utiliza a gamificação, que consiste em aplicar elementos utilizados em jogos eletrônicos em atividades não diretamente ligadas a jogos. O trabalho apresenta elementos da gamificação e sugere como poderam aumentar o engajamento e melhorar o desempenho dos alunos no aprendizado de Libras em um curso a distância. Por meio deste sistema, é possível realizar gravação de vídeos para executar sinais, jogar e avaliar vídeos de outros alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

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