Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26961
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6836-110X |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Investigações sobre a objetividade em música com base na semântica musical de Alain Daniélou |
Título(s) alternativo(s): | Investigations about objectivity in music based on Alain Daniélou's musical semantics |
Autor(es): | Almeida, Guilherme Luiz Barbosa de |
Primeiro orientador: | Cintra, Celso Luiz de Araujo |
Primeiro membro da banca: | Paschoal, Stefano |
Segundo membro da banca: | Tiné, Paulo José de Siqueira |
Resumo: | Nesta dissertação, discute-se a possibilidade de um significado, conteúdo ou efeito compartilhado em música, com base na concepção de Alain Daniélou – musicólogo francês e estudioso da cultura, história, filosofia e religião indiana – sobre os sons, seus poderes intrínsecos e a capacidade humana de interpretá-los por meio da análise dos efeitos psicofisiológicos. Essas concepções corroboram com a estruturação de sua Semântica musical, a qual será o ponto de partida de nossas discussões. O trabalho consiste em reflexões sobre as possibilidades lógicas de um efeito objetivo, ou compartilhado, e suas possíveis relações com os aspectos musicais, observando-se as estruturações e as atribuições de causa e efeito definidas por Daniélou, embora também sejam discutidas concepções de outros importantes autores do pensamento musical. Portanto, o trabalho constitui-se de uma leitura crítica de Semântica musical, de Alain Daniélou, e analisa – na construção dialógica com outras concepções – as possibilidades, concordâncias e discordâncias sobre o tema, além de refletir sobre suas possibilidades lógicas e suas possíveis implicações para o pensar e fazer musical. |
Abstract: | In this master’s dissertation, the possibility of meaning, content or shared effect in Music is discussed on the basis of Alain Daniélou’s view – a French musicologist and specialist in the field of Culture, History, Philosophy and Hindu religion – about sound, its intrinsic forces and the human capacity of interpreting it through the analysis of psycho-physiological effects. These views support the structure of his work named Musical Semantics, which will be the starting point of our discussions. The dissertation consists of considerations about the logical possibilities of an objective or shared effect and its possible relationships with musical aspects taking into account the structures and attributions of cause and effect determined by Daniélou, although views of other important authors on musical thought will be discussed. Thus, this investigation embodies a critical interpretation of Musical Semantics by Alain Daniélou and analyses – in a dialogical construction with other views – the possibilities, agreements and divergences on the subject as well as it reflects on his logical possibilities and possible implications for thinking and making music. |
Palavras-chave: | Alain Daniélou Semântica Musical Musical semantics |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Referência: | ALMEIDA, Guilherme Luiz Barbosa de. Investigações sobre a objetividade em música com base na semântica musical de Alain Daniélou. 2019. 178 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2038. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2038 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26961 |
Data de defesa: | 29-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InvestigaçõesObjetividadeMúsica.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons