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dc.creatorSantos, Mileide Mateus dos-
dc.date.accessioned2019-08-30T18:00:27Z-
dc.date.available2019-08-30T18:00:27Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Mileide Mateus dos. O Grupo Escolar Bueno Brandão como expressão republicana no município de Uberabinha, MG - 1915 a 1930. 2019. 137 f. Dissertação de (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.993.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26876-
dc.description.abstractThis study deals with the origins of Júlio Bueno Brandão Public School operations in the city of São Pedro de Uberabinha. The study aimed to understand how Republican ideas were expressed in Uberabinha through this school and what it required from the local society; that is, it sought to place the school Júlio Bueno Brandão in public education reforming movement in order to understand financing through the school fund (circumstances of its creation and associated actions) as well as its daily functioning based on professional and pedagogical relationships. Constructing such an understanding required contextualizing childhood in this primary school according to a theoretical-methodological and dialectical framework that articulates the local context with the general in the light of sources (notebooks of activities of students, meetings minutes, newspapers, etc.). Documents and bibliography was worked dialectically, in order to encompass childhood in the historical process of the public school in Uberabinha in its first five years of life. The research covered 1911–1930 period. Results indicate, among other findings, concern of the school as to maintain its operations as well as to control student behavior and school attendance. Among mechanisms applied to this end, the creation and actions of a school funding helped to co-opt professors and students in the process of consolidating the public school locally: by subjecting themselves to frequency and behavior standards as well going to the streets to exposing the public education material conditions to sensitizing society to the point of making people help to keep the school group operating and able to fulfill expectations of schooling Republicans raised in population. Keywords: society; public school; school fund; financial aidpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectGrupo escolarpt_BR
dc.subjectFuncionamentopt_BR
dc.subjectCaixa escolarpt_BR
dc.subjectContribuiçãopt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectSchool fundpt_BR
dc.subjectFinancial aidpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectGrupo escolar Júlio Bueno Brandão - história - 1915-1930pt_BR
dc.subjectEducação - História - Minas Gerais - Minas Gerais.pt_BR
dc.titleO Grupo Escolar Bueno Brandão como expressão republicana no município de Uberabinha, Mg 1911-1930pt_BR
dc.title.alternativeThe Bueno Brandão School Group as a republican expression in the municipality of Uberabinha, Mg 1911-1930pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de,-
dc.contributor.referee2Araújo, José Carlos Souza,-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004015875112102pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoSeguindo a as perspectivas de enfoque da história e historiografia da educação no Brasil, este estudo trata das origens do funcionamento do Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, na então São Pedro de Uberabinha, cidade do interior de Minas Gerais. A pesquisa objetivou entender como os ideias republicanos aí se expressaram por meio do grupo escolar e o que demandou o município; ou seja, objetivou situar o Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão no movimento de reforma da instrução pública a fim de compreender o financiamento via caixa escolar (circunstâncias de criação e ações associadas) e entender o funcionamento diário do grupo escolar com base nas relações profissionais e pedagógicas. Construir tal compreensão exigiu contextualizar a infância nessa escola primária segundo um referencial teóricometodológico e dialético que articula o contexto local com o geral à luz de fontes documentais (diários de professores, cadernos de atividades de alunos, atas de reuniões, jornais etc.). O referencial documental e bibliográfico foi trabalhado dialeticamente, de modo a abarcar a infância no processo histórico do grupo escolar em seus primeiros cinco anos de existência. O recorte temporal estudado vai de 1911 a 1930. Os resultados da pesquisa apontam, dentre outras constatações, a preocupação da escola com a manutenção de suas operações, assim como da ordem e do comportamento discente. Dos mecanismos usados para tal fim, a constituição e a ação da caixa escolar ajudaram a cooptar docentes e discentes no processo de consolidar o grupo escolar: pela sujeição a ditames de frequência e de comportamento ou indo às ruas expor as condições da educação pública a fim de sensibilizar a sociedade ao ponto da contribuição financeira para manter o grupo escolar ativo e apto a suprir a expectativa de escolarização que os republicanos suscitaram na população. Palavras-chave: sociedade; grupo escolar; funcionamento; caixa escolar; contribuiçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration137pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.993pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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