Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26876
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Grupo Escolar Bueno Brandão como expressão republicana no município de Uberabinha, Mg 1911-1930 |
Título (s) alternativo (s): | The Bueno Brandão School Group as a republican expression in the municipality of Uberabinha, Mg 1911-1930 |
Autor: | Santos, Mileide Mateus dos |
Primer orientador: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Primer miembro de la banca: | Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de, |
Segundo miembro de la banca: | Araújo, José Carlos Souza, |
Resumen: | Seguindo a as perspectivas de enfoque da história e historiografia da educação no Brasil, este estudo trata das origens do funcionamento do Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, na então São Pedro de Uberabinha, cidade do interior de Minas Gerais. A pesquisa objetivou entender como os ideias republicanos aí se expressaram por meio do grupo escolar e o que demandou o município; ou seja, objetivou situar o Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão no movimento de reforma da instrução pública a fim de compreender o financiamento via caixa escolar (circunstâncias de criação e ações associadas) e entender o funcionamento diário do grupo escolar com base nas relações profissionais e pedagógicas. Construir tal compreensão exigiu contextualizar a infância nessa escola primária segundo um referencial teóricometodológico e dialético que articula o contexto local com o geral à luz de fontes documentais (diários de professores, cadernos de atividades de alunos, atas de reuniões, jornais etc.). O referencial documental e bibliográfico foi trabalhado dialeticamente, de modo a abarcar a infância no processo histórico do grupo escolar em seus primeiros cinco anos de existência. O recorte temporal estudado vai de 1911 a 1930. Os resultados da pesquisa apontam, dentre outras constatações, a preocupação da escola com a manutenção de suas operações, assim como da ordem e do comportamento discente. Dos mecanismos usados para tal fim, a constituição e a ação da caixa escolar ajudaram a cooptar docentes e discentes no processo de consolidar o grupo escolar: pela sujeição a ditames de frequência e de comportamento ou indo às ruas expor as condições da educação pública a fim de sensibilizar a sociedade ao ponto da contribuição financeira para manter o grupo escolar ativo e apto a suprir a expectativa de escolarização que os republicanos suscitaram na população. Palavras-chave: sociedade; grupo escolar; funcionamento; caixa escolar; contribuição |
Abstract: | This study deals with the origins of Júlio Bueno Brandão Public School operations in the city of São Pedro de Uberabinha. The study aimed to understand how Republican ideas were expressed in Uberabinha through this school and what it required from the local society; that is, it sought to place the school Júlio Bueno Brandão in public education reforming movement in order to understand financing through the school fund (circumstances of its creation and associated actions) as well as its daily functioning based on professional and pedagogical relationships. Constructing such an understanding required contextualizing childhood in this primary school according to a theoretical-methodological and dialectical framework that articulates the local context with the general in the light of sources (notebooks of activities of students, meetings minutes, newspapers, etc.). Documents and bibliography was worked dialectically, in order to encompass childhood in the historical process of the public school in Uberabinha in its first five years of life. The research covered 1911–1930 period. Results indicate, among other findings, concern of the school as to maintain its operations as well as to control student behavior and school attendance. Among mechanisms applied to this end, the creation and actions of a school funding helped to co-opt professors and students in the process of consolidating the public school locally: by subjecting themselves to frequency and behavior standards as well going to the streets to exposing the public education material conditions to sensitizing society to the point of making people help to keep the school group operating and able to fulfill expectations of schooling Republicans raised in population. Keywords: society; public school; school fund; financial aid |
Palabras clave: | Sociedade Grupo escolar Funcionamento Caixa escolar Contribuição Society Public school School fund Financial aid Educação Sociologia educacional Grupo escolar Júlio Bueno Brandão - história - 1915-1930 Educação - História - Minas Gerais - Minas Gerais. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SANTOS, Mileide Mateus dos. O Grupo Escolar Bueno Brandão como expressão republicana no município de Uberabinha, MG - 1915 a 1930. 2019. 137 f. Dissertação de (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.993. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.993 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26876 |
Fecha de defensa: | 22-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GrupoEscolarBueno.pdf | 7.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons