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dc.creatorCarvalho, Luciana-
dc.date.accessioned2019-08-26T18:20:15Z-
dc.date.available2019-08-26T18:20:15Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luciana. Privatização e estratégias de internacionalização: o caso das operadoras de telecomunicações na América Latina. 2003. 128 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26796-
dc.description.abstractThis work analyzes how, before the new world panorama of the telecommunications market, the operators have been aiming its strategies at the diversification, whether in the productive/service or geographical domain. These companies strategies are converging for the increase of Service mix of added values and also for the enlargement of the performance in the global markets. This work approaches specifically the Latin-American telecommunications market. To do so, the process of the telecommunications sector restructuring in Argentina, Brazil, Chile and México is approached, because one considers that these are some of the most important markels in Latin America. Four operators known as market leaders were selected to serve as an example. These operators are BellSouth, France Telecom, Telecom Italia, and Telefônica da Espana. Entering new markets of Services or geographical ones demanded great investments from the operators —which has provoked high-degree debts and reduced the investors' euphoria in the sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectPrivatizationpt_BR
dc.subjectTelecommunicationspt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.titlePrivatização e estratégias de internacionalização: o caso das operadoras de telecomunicações na América Latinapt_BR
dc.title.alternativePrivatization and internationalization strategies: the case of Latin American telecom operatorspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Germano Mendes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784269U4&tokenCaptchar=03AOLTBLTilHqXdbkOpWZnz3611iXL8PoGOQG65-ddSAuRJK89m3hHVGJvP3upDwAFVcYImw6S7xmJDHD_qdp3KIoJAHg4Rjf4zRzYvSldc-LvcrCxd-jSCm2ogmtSK63Lj4fHei1sgNsQmhO0GZCSpKvXCKG_UokteeN2oXpz8cPBAQQkSluWGE6EI8y5M0ZZzoVTYp9v01Av_wo6285V8bbZCRwNUvZRXKajWf_OTd8az67n3Efvst8L0BuJpKPhuQs66MVXWqhRHknKsUiM61juqYc98G80qoxJC61VNtz0otrRELk0c-cqWlzfgSJoE0UZjXX3LiewzvMToJ5pMwzjVkadyd9C2gpt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Marisa Botelho dos-
dc.contributor.referee2Kupfer, David-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072570939218844pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa como, diante do novo panorama mundial do mercado de telecomunicações, as operadoras têm direcionado suas estratégias no sentindo da diversificação — seja ela no âmbito produtivo/de serviços ou geográfico. As estratégias dessas empresas estão convergindo para o aumento do mix de serviços de valores agregados e ainda para a ampliação da atuação nos mercados globais. Em especial, o trabalho trata do mercado de telecomunicações latino-americano; para isso aborda-se o processo de reestruturação do setor de telecomunicações na Argentina, no Brasil, no Chile e no México, pois considera-se que estes são alguns dos mais relevantes mercados da América Latina. Para exemplificar, foram selecionadas quatro operadoras tidas como importantes na participação no mercado-latino americano, a saber: a norte-americana BellSouth, a France Telecom, Telecom Italia e a Telefônica da Espana. A entrada em novos mercados de serviços ou mercados geográficos exigiu das operadoras, de maneira generalizada, grandes investimentos — o que provocou nos últimos anos, em geral, um grau de endividamento das operadoras e fez diminuir a euforia de investidores no setor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.12pt_BR
dc.orcid.putcode81761879-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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