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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Privatização e estratégias de internacionalização: o caso das operadoras de telecomunicações na América Latina
Título(s) alternativo(s): Privatization and internationalization strategies: the case of Latin American telecom operators
Autor(es): Carvalho, Luciana
Primeiro orientador: Paula, Germano Mendes de
Primeiro membro da banca: Reis, Marisa Botelho dos
Segundo membro da banca: Kupfer, David
Resumo: Este trabalho analisa como, diante do novo panorama mundial do mercado de telecomunicações, as operadoras têm direcionado suas estratégias no sentindo da diversificação — seja ela no âmbito produtivo/de serviços ou geográfico. As estratégias dessas empresas estão convergindo para o aumento do mix de serviços de valores agregados e ainda para a ampliação da atuação nos mercados globais. Em especial, o trabalho trata do mercado de telecomunicações latino-americano; para isso aborda-se o processo de reestruturação do setor de telecomunicações na Argentina, no Brasil, no Chile e no México, pois considera-se que estes são alguns dos mais relevantes mercados da América Latina. Para exemplificar, foram selecionadas quatro operadoras tidas como importantes na participação no mercado-latino americano, a saber: a norte-americana BellSouth, a France Telecom, Telecom Italia e a Telefônica da Espana. A entrada em novos mercados de serviços ou mercados geográficos exigiu das operadoras, de maneira generalizada, grandes investimentos — o que provocou nos últimos anos, em geral, um grau de endividamento das operadoras e fez diminuir a euforia de investidores no setor.
Abstract: This work analyzes how, before the new world panorama of the telecommunications market, the operators have been aiming its strategies at the diversification, whether in the productive/service or geographical domain. These companies strategies are converging for the increase of Service mix of added values and also for the enlargement of the performance in the global markets. This work approaches specifically the Latin-American telecommunications market. To do so, the process of the telecommunications sector restructuring in Argentina, Brazil, Chile and México is approached, because one considers that these are some of the most important markels in Latin America. Four operators known as market leaders were selected to serve as an example. These operators are BellSouth, France Telecom, Telecom Italia, and Telefônica da Espana. Entering new markets of Services or geographical ones demanded great investments from the operators —which has provoked high-degree debts and reduced the investors' euphoria in the sector.
Palavras-chave: Privatização
Telecomunicações
Internacionalização
Privatization
Telecommunications
Internationalization
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Referência: CARVALHO, Luciana. Privatização e estratégias de internacionalização: o caso das operadoras de telecomunicações na América Latina. 2003. 128 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.12
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.12
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26796
Data de defesa: 2003
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