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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
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Título: A pedagogia de competências na reforma da educação profissional no Brasil: entre a teoria e a prática escolar
Título (s) alternativo (s): The pedagogy of competences in the reform of professional education in Brazil: between theory and school practice
Autor: Firmino, Carlos Antônio Barbosa
Primer orientador: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Primer miembro de la banca: Santos, Maria Lúcia Vital dos
Segundo miembro de la banca: Souza Júnior, Arlindo José de
Resumen: A Educação Profissional é um tema freqüente no cenário da investigação educativa mundial, especialmente a partir da década de noventa, quando os processos de reestruturação produtiva sugeriram novos modos de atuação para os professores das escolas técnicas profissionais em virtude das exigências do novo paradigma do trabalho. Neste momento de reformas e estudos sobre as políticas curriculares para a Educação Profissional, as dificuldades, que são imensas, estão a cada momento desafiando a imaginação pedagógica dos educadores em decorrência da diversidade de abordagens e dimensionamento do trabalho humano que, em sua relação com o ensino, percorre questões amplas que englobam tratamentos psicológicos, sociológicos, econômicos, políticos e culturais. Assim, nesse contexto, nos propusemos a investigar se após a Reforma da Educação Profissional no Brasil, a Pedagogia de Competências está se efetivando no cotidiano escolar, segundo a concepção teórica defendida nos Referenciais Curriculares dessa Reforma. Para isso, fizemos uso da pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso. Coletamos os dados através da aplicação de entrevista e questionário a vinte e quatro professores pertencentes ao quadro efetivo de quatro escolas com cursos da Área de Agropecuária da Rede Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais. Questionamos o significado de competência, como ela está sendo absorvida na escola, o conceito de práxis docente que se expressa na sua construção, na formação da identidade do professor, passando pelos conflitos provocados neles pelas resistências às mudanças. Nas análises e discussão dos dados obtidos, construímos as seguintes categorias - concepção de competência em educação profissional; envolvimento dos professores com a construção da proposta curricular; concepções pedagógicas embutidas na reforma; princípios de sua organização curricular; condições de trabalho a que estão submetidos os professores na escola e formação profissional . Os resultados nos levaram a assinalar alguns pontos como a resistência dos professores à forma imposta como as mudanças foram introduzidas, a não existência de um programa de formação docente para lidar com essas mudanças, dificultando o seu entendimento e a sua aplicação, o processo de modularização que dificultou a realização de aulas práticas, pontos estes que nos levaram à conclusão que a Pedagogia de Competências não está se efetivando na prática escolar como previsto nos referenciais teóricos da Reforma.
Abstract: La educación profesional es un tema frecuente en el encenario de la investigacion educativa mundial, especialmente a partir de Ia década de noventa, quando los procesos de reestructuracion produtiva sugirieron nuevos modelos de actuación para los profesores de las escuelas técnicas profesionales en virtud de las exigências dei nuevo paradigma dei trabajo. En este momento de reformas y estúdios sobre las políticas curriculares para la educación profesional, las difícultades, que son enormes, están a cada momento desafiando la imaginación pedagógica de los educadores en virtud de la diversidad de abordajes y dimensionamento dei trabajo humano que, en su relación com la ensenanza, recorre cuestiones amplas que engloban tratamientos psicológicos, sociológicos, economicos, políticos y culturales. Asi, elaboramos este trabajo com base en una pesquisa qualitativa en la modalidad estúdio de caso, desenvolvida sobre datos recogidos por médio de aplicación de entrevista e cuestionario a veinte y cuatro profesores que pertenecen al cuadro efectivo de cuatro escuelas com cursos de la área de agropecuária de la “Rede Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais”, com el objetivo de analisar el proceso de la reforma desencadenado en la educación profesional en el Brasil e en su esqueleto pedagógico, la Pedagogia de Competências. Cuestionamos el significado de competência, como ella está siendo absorvida en la escuela, la concepción de práxis docente que se expressa en su construcción, en la formación de la identidad dei profesor, pasando por los conflictos en ellos por las resistências a las modifícaciones, en el intuito de verificar como ella está aconteciendo en el cotidiano de las escuelas. En las análises y discusiones de los datos obtenidos, senalamos las siguientes categorias - concepción de la competência en la educación profesional; envolvimiento de los profesores com la construcción de la propuesta curricular; concepciones pedagógicas injeridas en la reforma; principios de su organización curricular; condiciones de trabajo a que son submetidos los profesores en la escuela y formación profisional - que nos llevaron a senalar algunos puntos como la resistência de los profesores a la forma impuesta como las mudanzas fueron introducidas, la no existência de un programa de formación docente para enfrentar las modifícaciones dificultando su entendimiento y su aplicación, el proceso de modular que dificulto la realización de classes prácticas, puntos estos que nos llevaron a la conclusión que la Pedagogia de Competências no se está efectivando en el cotidiano escolar como previsto en los referenciales teóricos de la Reforma
Palabras clave: Pedagogia
Reforma da educação
Education reform
Pedagogy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FIRMINO, Carlos Antônio Barbosa. A pedagogia de competências na reforma da educação profissional no Brasil: entre a teoria e a prática escolar. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2005.14
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2005.14
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26777
Fecha de defensa: 2005
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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