Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26736
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3045-0227
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: história de mulheres: da oralidade à cena
Título(s) alternativo(s): women's story: from orality to the scene
Autor(es): Miranda, Cláudia Cristina
Primeiro orientador: Leal, Mara Lúcia
Primeiro membro da banca: Caon, Paulina Maria
Segundo membro da banca: Siqueira, Giuliano Tierno
Resumo: Nesta pesquisa busco compartilhar o processo de criação de V(ENTRE), material cênico criado a partir de memória de mulheres a partir de uma investigação aprofundada de um material autobiográfico. A memória, nesse caso, é nosso grande tema de abordagem para criação, principalmente narrativas do feminino que nos criou, as histórias que mães e avós nos contaram e como essas histórias reverberaram no nosso agir no mundo. Desse modo, a pesquisa se baseia na criação de dois campos que constituem a cena: o corpo e a dramaturgia, que surgem sempre do desenrolar da pesquisa improvisacional. No corpo, a improvisação chega principalmente pelo estudo da Ideokinesis e os Viewpoints, o toque no osso que impulsiona às memórias guardadas no nosso corpo, e a partir desse estímulo criar, em jogo, possibilidades de comunicação. A dramaturgia se ampara nas memórias trazidas pelo corpo e pelos diálogos durante os ensaios, nas histórias, lembranças e percepções compartilhadas após a prática corporal. Outro fio que conduz esse tecer de V(entre) é o brincar com os hiatos criados em nossas memórias, as histórias de duas irmãs podem se fundir, se confundir ou se complementar, para assim, fiar afetos, encontros ou desencontros. Mais que isso, criar um espaço–tempo de impactos gerados a partir da reescrita cênica das lembranças de duas atrizes. O que interessa nesse processo é a investigação cênica da recriação implícita no ato de lembrar, da experiência alheia incorporada como memória própria e da organização não linear de tal mecanismo.
Abstract: In this research I seek to share the process of creating of V (ENTRE), the scenic material that was created from the memory of women for an in - depth investigation of a material beyond the non - fictional, autobiographical. The memory, in this case, is our subject matter of approach for creation, starting principally from the feminine that brought up us, stories that mothers and grandmothers told us and how these stories reverberate in our acting in the world. In this way, the research is based on the creation of fields that constitute the scene: body and dramaturgy, which always arise from the development of improvisational research. In the body, the improvisation arrives principally from the study of Ideokinesis and the Viewpoints, the touch in the bone that boosts the memories stored in our body, and from this stimulus create, at stake, possibilities of communication. The dramaturgy is based on the memories brought by the body and the dialogues during the rehearsals, the stories, memories and perceptions shared after the experience of the touch practiced during the corporal practice. Another thread that leads to this weaving of V (ENTRE) is playing with the gaps created in our memories, the stories of two sisters can merge, confuse or complement each other, in order to spin affections, encounters or disagreements. More than that, create a space - time of impacts generated from the scenic rewriting of the memories of two actresses. What matters in this process is the scenic investigation of the implicit re-creation in the act of remembering, of the foreign experience embodied as own memory and of the non-linear organization of such mechanism.
Palavras-chave: Memória
Cena contemporânea
Oralidade
Improvisação
Ideokinesis
Viewpoints
Teatro
Memory
Contemporary scene
Improvisation
Orality
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: MIRANDA, Claudia Cristina. História de Mulheres: da oralidade à cena. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26736
Data de defesa: 24-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
historia de mulheres da oralidade à cena-mesclado.pdf7.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons