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dc.creatorMiranda, Cláudia Cristina-
dc.date.accessioned2019-08-20T20:35:01Z-
dc.date.available2019-08-20T20:35:01Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationMIRANDA, Claudia Cristina. História de Mulheres: da oralidade à cena. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26736-
dc.description.abstractIn this research I seek to share the process of creating of V (ENTRE), the scenic material that was created from the memory of women for an in - depth investigation of a material beyond the non - fictional, autobiographical. The memory, in this case, is our subject matter of approach for creation, starting principally from the feminine that brought up us, stories that mothers and grandmothers told us and how these stories reverberate in our acting in the world. In this way, the research is based on the creation of fields that constitute the scene: body and dramaturgy, which always arise from the development of improvisational research. In the body, the improvisation arrives principally from the study of Ideokinesis and the Viewpoints, the touch in the bone that boosts the memories stored in our body, and from this stimulus create, at stake, possibilities of communication. The dramaturgy is based on the memories brought by the body and the dialogues during the rehearsals, the stories, memories and perceptions shared after the experience of the touch practiced during the corporal practice. Another thread that leads to this weaving of V (ENTRE) is playing with the gaps created in our memories, the stories of two sisters can merge, confuse or complement each other, in order to spin affections, encounters or disagreements. More than that, create a space - time of impacts generated from the scenic rewriting of the memories of two actresses. What matters in this process is the scenic investigation of the implicit re-creation in the act of remembering, of the foreign experience embodied as own memory and of the non-linear organization of such mechanism.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCena contemporâneapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectIdeokinesispt_BR
dc.subjectViewpointspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectContemporary scenept_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.titlehistória de mulheres: da oralidade à cenapt_BR
dc.title.alternativewomen's story: from orality to the scenept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee1Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Giuliano Tierno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3954079408509272pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625013116018803pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa busco compartilhar o processo de criação de V(ENTRE), material cênico criado a partir de memória de mulheres a partir de uma investigação aprofundada de um material autobiográfico. A memória, nesse caso, é nosso grande tema de abordagem para criação, principalmente narrativas do feminino que nos criou, as histórias que mães e avós nos contaram e como essas histórias reverberaram no nosso agir no mundo. Desse modo, a pesquisa se baseia na criação de dois campos que constituem a cena: o corpo e a dramaturgia, que surgem sempre do desenrolar da pesquisa improvisacional. No corpo, a improvisação chega principalmente pelo estudo da Ideokinesis e os Viewpoints, o toque no osso que impulsiona às memórias guardadas no nosso corpo, e a partir desse estímulo criar, em jogo, possibilidades de comunicação. A dramaturgia se ampara nas memórias trazidas pelo corpo e pelos diálogos durante os ensaios, nas histórias, lembranças e percepções compartilhadas após a prática corporal. Outro fio que conduz esse tecer de V(entre) é o brincar com os hiatos criados em nossas memórias, as histórias de duas irmãs podem se fundir, se confundir ou se complementar, para assim, fiar afetos, encontros ou desencontros. Mais que isso, criar um espaço–tempo de impactos gerados a partir da reescrita cênica das lembranças de duas atrizes. O que interessa nesse processo é a investigação cênica da recriação implícita no ato de lembrar, da experiência alheia incorporada como memória própria e da organização não linear de tal mecanismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116pt_BR
dc.orcid.putcode60722904-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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