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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26726
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Inteligência Artificial e ensino de inglês como língua estrangeira: inovação tecnológica e metodológica/de abordagem? |
Título (s) alternativo (s): | Artificial Intelligence and teaching of English as a foreign language: technological and methodological / approach innovation? |
Autor: | Melo, Maria Aparecida Viegas de |
Primer orientador: | Hashiguti, Simone Tiemi |
Primer miembro de la banca: | Salum, Ana Claudia Cunha |
Segundo miembro de la banca: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Resumen: | Este estudo visa problematizar o ensino de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE) que tem acontecido pelas novas tecnologias, sendo uma das mais recentes a inteligência artificial (IA). Neste sentido, buscamos compreender se a aplicabilidade da IA tem inovado também os métodos e ou abordagens de LI como LE. Partimos da hipótese de que os quatro tipos de software analisados nesta pesquisa – a saber: Velawoods English, Lingualia, Duolingo e Write & Improve – usam essa tecnologia de ponta que, contudo, não se configura em cada um como novos métodos ou abordagens de ensino, e sim como uma repetição de métodos e abordagens tradicionais que, talvez, não reflitam o “potencial” das tecnologias utilizadas. Objetivamos com este estudo, portanto, investigar como a IA é apropriada nesses quatro produtos de software analisados. Para atingir esse objetivo geral, temos como objetivos específicos: descrever as práticas de estudo disponibilizadas nos quatro software; analisar, em que medida, a IA afeta ou altera os métodos ou abordagens de ensino nesses software e compreender o discurso sobre ensino/aprendizagem de LI mediado pela tecnologia da IA. Diante desses objetivos perspectivamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: O uso da tecnologia da IA nos software elencados por nós, neste estudo, tem inovado ou alterado os métodos e ou abordagens de LI como LE? Se sim, como? Na relação com o funcionamento da linguagem humana, como podemos compreender essa relação entre aprendizagem de LI como LE com a mediação de máquinas? Dessa forma, pautadas principalmente no campo de estudos da Linguística Aplicada Crítica, utilizamos, neste trabalho, uma abordagem qualitativa, discursiva e de pesquisa bibliográfica. Cabe apontar que, dos quatro software selecionados para análise, escolhemos apenas parte de seus extensos materiais, que podem ser categorizados da seguinte maneira: a) materiais institucionais, isto é, vídeos das empresas responsáveis pelos software com informações sobre seus produtos para compreendermos a proposta de cada software e b) conteúdos para aprendizagem, isto é, tipos de atividades de fala e escrita com a LI, para compreendermos os métodos e a relação com a tecnologia de IA. Com relação aos materiais (em b), analisamos: os tipos de materiais (visuais, linguísticos, midiáticos etc.), os temas e assuntos que embasam tais atividades nesses software, os tipos de retorno ao usuário nesses software (e.g: correções, comentários, feitos de maneira escrita ou oral etc.). A pesquisa indica que, embora os software utilizem tecnologia de ponta, como a IA, não experenciamos grandes mudanças de um método para outro. Com relação às tecnologias identificamos certa evolução de uma para outra. Aprender LI com máquinas possibilita ao aluno/usuário online experenciar a multimodalidade e os multiletramentos possibilitando construir sentidos por meio de práticas linguageiras para agir no e com o mundo globalizado. |
Abstract: | This study aims to problematize the teaching of English as a foreign language (EFL) that has happened through new technologies, one of the most recent being artificial intelligence (AI). In this sense, we seek to understand if the applicability of AI has also innovated the methods and/or approaches of EFL teaching. We start with the hypothesis that the software analyzed in this research, that is, Velawoods English, Lingualia, Duolingo and Write & Improve, although using state-of-the-art technology, still rely on more traditional teaching methods that may not reflect the potential of the technologies used. We aim, therefore, to investigate how the AI is incorporated in these types of software. To achieve this general objective, we list the following specific objectives: to describe the language practices made available in the four kinds of software; to analyze, to what extent, the AI affects or alter the teaching methods of these products; to analyze the teaching / learning discourse of EFL mediated by AI technology. In view of these objectives, we intend to answer the following research questions: Has the use of AI technology in the four software products innovated or altered the methods and / or approaches of EFL teaching? If so, how? In relation to human language functioning, how can we understand this relationship between EFL learning with machine mediation? Thus, based mainly on the field of Critical Applied Linguistics, we use a qualitative, discursive approach and bibliographical research. It should be pointed out that of the four software selected for analysis, we chose only part of its extensive materials, which can be categorized as follows: a) institutional materials, that is, videos of the software companies with information about their products, and with the intent to understand their teaching-learning proposals and b) didactic contents, that is, activities of EFL speech and writing, to understand their methods and the relation with AI technology. In relation to b, we analyze: the types of materials (visual, linguistic, media, etc.), the themes and subjects that support the activities in these software, the types of feedback to the user (e.g.: written or oral, feedbacks, etc.). Research indicates that while software uses cutting-edge technology such as AI, we do not experience major changes from one method to another. With regard to technologies we have identified a certain evolution from one to another. Learning English language with machines enables the student / online user to experience multimodality and multiliteracy making it possible to construct meanings through linguistic practices to act in and with the globalized world. |
Palabras clave: | Inovação Innovation Métodos de ensino de LE Methods teaching LE Inteligência Artificial Artificial intelligence inglês English Software Análise do discurso Speech analysis |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | MELO, Maria Aparecida Viegas de. Inteligência artificial e ensino de inglês como língua estrangeira: inovação tecnológica e metodológica/de abordagem?. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di. 2019.2128. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2128 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26726 |
Fecha de defensa: | 4-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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