Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26698
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7658-029X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Percepção de consumidores da cidade de araguari sobre sistemas de produção de suínos.
Título(s) alternativo(s): Consumer perception of the city of araguari about pork production systems.
Autor(es): Oliveira, Dione Martins de
Primeiro orientador: Santos, João Batista Ferreira dos
Resumo: Este estudo visou caracterizar o perfil do consumidor em relação aos sistemas de produção de suínos, focando seus hábitos frente aos produtos, a fim de identificar pontos com potencial de melhoria nas formas de produção dos suínos, os reais motivos de estar comprado esse tipo de carne; qual o nível de conhecimento da produção de carne suína, e o que acham sobre isso; qual o conhecimento sobre os efeitos da carne suína sobre o organismo humano; dentre outras que abrangerão a carne suína no contexto atual. A pesquisa, de caráter quantitativo, foi conduzida num supermercado (MegaTejotão), localizada no município de Araguari (MG). A amostra aleatória compreendeu 100 entrevistas, nas quais foram utilizados questionários estruturados que visavam identificar os fatores relevantes para melhoria nas condições de bemestar. Esses foram aplicados aos consumidores encontrados na parte externa da loja a fim de adquirir produtos cárneos. A análise das respostas se fez pela determinação de frequências de cada parâmetro pesquisado. Concluiu-se que o avanço observado na cadeia suinícola ainda não é claro ao consumidor, dada a grande falta de informações sobre tudo o que envolve a cadeia produtiva dos suínos. Reforça se há necessidade da implementação de políticas para informação do consumidor, que eliminem distorções relativas ao consumo, bem como esclarecimentos sobre os tratamentos em que os suínossão submetidos industrialmente, fazendo com que o consumidor tenha uma melhor visão e um conhecimento adequado para na hora da aquisição de umproduto.
Abstract: The aim of this study was to characterise the profile of the consumer in relation to pig production systems, focusing on their product-related habits, in order to identify points with potential for improvement in pig production, the real reasons for buying such meat; what level of knowledge of the production of pork, and what do they think about it; what is the knowledge of the effects of swine meat on the human organism; among others that will cover pork in the current context. The research, of quantitative nature, was conducted in a supermarket (MegaTejotão), located in the municipality of Araguari (MG). The random sample comprised 100 interviews, in which structured questionnaires were used to identify the relevant factors for improvement in welfare conditions. These were applied to consumers found outside the store in order to purchase meat products.The analysis ofthe answers was made bydetermining the frequencies of each parameter researched. It was concluded that the progress observed in the pig chain is not yet clear to the consumer, given the great lack of information on everything involved in the pig production chain. Strengthens the need for the implementation of consumer information policies, which eliminate distortions of consumption, as well as clarification of treatments in which pigs are industrially subjected; ensuring that the consumer has a better vision and adequate knowledge when purchasing a product.
Palavras-chave: Pork
Suínos
Health animal
Saúde animal
Health benefits
Benefícios à saúde
Consumer behavior
Comportamento do consumidor
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Oliveira, Dione Martins de.Percepção de consumidores da cidade de araguari sobre sistemas de produção de suínos. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26698
Data de defesa: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepçãoConsumidoresCidade.pdf529.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons