Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26599
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Silício na qualidade fisiológica do trigo
Autor(es): Janzen, Andreas
Primeiro orientador: Silva, Jose Geraldo Mageste da
Primeiro coorientador: Pereira, Vanderley José
Primeiro membro da banca: Morais Júnior, Ivair José de
Resumo: O silício é um dos elementos de maior abundância no solo e benéfico em vários processos fisiológicos das plantas, inclusive do trigo, porém, a sua baixa solubilidade nos solos diminui a sua disponibilidade às plantas, apesar do seu teor no solo ser alto, sendo assim, a fertilização silicatada é uma importante ferramenta para ganhos de produtividade. O objetivo deste trabalho foi determinar a qualidade fisiológica de sementes de variedades de trigo frente à fertilização silicatada. Em campo foram montados dois experimentos independentes em diferentes ambientes. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2, com duas cultivares de trigo (BRS 264 e BRS 394) e na presença ou ausência de Si, com seis repetições. Após colhidas e armazenadas, as sementes foram submetidas ao teste de germinação e desenvolvimento de plantas, teste de frio, determinação do peso de mil sementes, determinação do teor de água e teste de germinação por protrusão radicular. O local de produção de sementes tem influência sobre a cultivar, porém a resposta é constante para as cultivares. Independente do ambiente e da fertilização, a cultivar BRS 264 apresenta maior comprimento de parte aérea, embora a cultivar BRS 394 desenvolveu um maior comprimento total e radicular. A fertilização silicatada afetou as características da qualidade fisiológica das sementes de trigo avaliadas. As sementes da cultivar BRS 264 aumentou a qualidade fisiológica com a suplementação de silício, enquanto que as da cultivar BRS 394 teve um desempenho melhor na ausência de aplicação de silício.
Palavras-chave: Triticum aestivum
Fertilização silicatada
Produção de sementes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JANZEN, Andreas. Silício na qualidade fisiológica de sementes de trigo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26599
Data de defesa: 10-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilícioQualidadeFisiológica.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.