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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26589
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Análise de técnicas de visualização de escoamento em túneis de vento utilizando o método smoke wire |
Autor(es): | Batagin, Marina Annichino |
Primeiro orientador: | Almeida, Odenir de |
Primeiro membro da banca: | Venson, Giuliano Gardolinski |
Segundo membro da banca: | Vedovoto, João Marcelo |
Resumo: | O estudo do escoamento do ar através de túneis de vento é algo fundamental para se projetar diversas estruturas, pois com ele é possível analisar o desempenho aerodinâmico de diversos objetos como carros, aviões e edificações. Neste trabalho foi abordado o método de estudo em túnel de vento denominado Smoke Wire, que tem duas principais vantagens em relação aos outros métodos: a primeira é que ele é realizado em túneis de vento de baixa velocidade, sendo assim possível se construir em pequenos túneis e com baixo investimento financeiro, a segunda vantagem é que trata-se de um método simples, não necessitando de muitos materiais para a implementação. O Método Smoke Wire trata-se de um método de visualização no qual é aplicada uma diferença de potencial a um fio condutor, tendo sido aplicado a esse fio um fluido de fumaça. Com a diferença de potencial o fio é aquecido, transfere então calor para o fluido que, devido a temperatura elevada, gera fumaça. Nesse projeto serão realizadas análises para se determinar os melhores formatos de fios condutores, os melhores fluidos e melhores velocidades do vento no túnel para se obter uma fumaça de escoamento homogênea e laminar. Após terem sido definidos os melhores materiais, foram testados 4 diferentes protótipos para análise de escoamento ao redor deles. Os protótipos tem o formato de um cilindro circular, um aerofólio, uma placa plana na posição vertical e uma placa plana na direção horizontal com um cilindro circular em cima. As análises foram feitas em relação a visualização do escoamento para um dado Número de Reynolds, e os resultados comparados com informações encontradas na literatura. |
Abstract: | The wind tunnel flow visualization study is fundamental to design several structures, because with it is possible to analyze the aerodynamic performance of objects as cars, airplanes e buildings. This project approached the method of study in wind tunnels called Smoke Wire and it has two advantages over the other methods: the first advantage is because it runs in low speed wind tunnels, so it is possible to be built in small tunnels and with a small financial investment, the second is that it is a simply method, doesn’t require a lot of of materials to run. The Smoke Wire Method is a visualization method where a difference of potential is applied to a conduct wire that has a smoke fluid applied on. The difference of potential warms the wire, this one transfers heat to the fluid that, due to high temperature, creates smoke. In this project analyzed the best designs of conduct wires, the best smoke fluids and the best speed of the wind tunnel to have a homogeneous and laminar smoke flow. Once decided the best materials, 4 prototypes were tested to analyse the flow around them. The prototypes had the shape of a circular cylinder, an airfoil, a plate in vertical and a plate in horizontal with a circular cylinder on it. The analyses runned relates the flow visualization for an specific Reynolds Number, comparing the result with the information taked from the literature. |
Palavras-chave: | Smoke Wire Flow visualization |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BATAGIN, Maria Annichino. Análise de Técnicas de Visualização de Escoamento em Túneis de Vento Utilizando o Método Smoke Wire, 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26589 |
Data de defesa: | 20-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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