Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26535
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a infância e seus desafios numa escola municipal de Ituiutaba-MG |
Título(s) alternativo(s): | The transition from early childhood to elementary school: childhood and its challenges in a municipal school in Ituiutaba-MG |
Autor(es): | Santos, Mara Ferreira Silva |
Primeiro orientador: | Bernardes, Vânia Aparecida Martins |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Segundo membro da banca: | Silva, Helenice Christina Lima |
Resumo: | A presente pesquisa é resultado de trabalho de conclusão de curso, do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICH-PO), Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Apresenta abordagens sobre a transição das crianças da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, trazendo como discussão sua relevância na infância, tendo como aporte os documentos oficiais que referenciam a criança em seu espaço/tempo como possibilidade de serem crianças e seu desenvolvimento em relação às suas competências e habilidades. É um estudo que traz autores que pesquisam a criança, sua infância e o lúdico, como Kramer (1999), Sarmento (2005) e Kishimoto (2011). A partir das análises desses referenciais teóricos, procurou-se: verificar o contexto da Educação Infantil e o Ensino Fundamental no processo ensino aprendizagem da criança e sua infância e compreender como se dá a transição da criança na Educação Infantil, a partir dos registro do Diário de Campo realizados no Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. Também buscou responder vários questionamentos que surgiram durante as observações e registros do estágio, dentre estes destaca-se os seguintes: O mobiliário da escola está adaptado à faixa etária das crianças? Tem contemplado atividades lúdicas livres em alguns momentos? O Ensino Fundamental pode gerar perda significativa da infância? Tendo como objetivo, compreender como se dá a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, contemplando a infância e seus desafios. Os resultados da pesquisa apontam que desde a Educação Infantil ainda se faz necessário muitas mudanças, mas compreende-se que, quando é terminado este ciclo e inicia-se o Ensino Fundamental, e com ele novos desafios. |
Abstract: | The present research is a result of the conclusion of a course in Pedagogy of the Pontal Institute of Human Sciences (ICH-PO), Federal University of Uberlândia (UFU). It presents approaches on the transition of children from Early Childhood Education to the first year of Elementary School, bringing as a discussion their relevance in childhood, with the contribution of official documents that refer children in their space / time as a possibility to be children and their development in competencies and skills. It is a study that brings authors who research the child, his childhood and the ludic, like Kramer (1999), Sarmento (2005) and Kishimoto (2011). Based on the analysis of these theoretical references, we sought to: verify the context of Early Childhood Education and Elementary Teaching in the teaching process of children and their childhood and understand how the transition of children in Early Childhood Education takes place, from the Diary field studies carried out in the Supervised Internship of Elementary School. It also sought to answer several questions that arose during the observations and records of the internship, among which the following stand out: Is the school furniture adapted to the children's age range? E Contemplated free play activities in a few moments? In Elementary Education can generate significant loss of childhood? With the objective of understanding the transition from early Childhood Education to Elementary School, contemplating childhood and its challenges. The results of the research point out that since early Childhood Education many changes are still necessary, but it is understood that when this cycle is finished and Fundamental Education begins, and with him, the greatest challenges are initiated . |
Palavras-chave: | Childhood Field journal Infância Transição Diário de campo Transition |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Mara Ferreira Silva. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a infância e seus desafios numa escola municipal de Ituiutaba – MG. 2019. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26535 |
Data de defesa: | 5-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TransiçãoEducaçãoInfantil.pdf | 656.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons