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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26524
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4945-0841 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Minivocabulário animado adolescente: uma proposta de ensino de léxico em sala de aula |
Título (s) alternativo (s): | Adolescent Animated Minivocabulary: a propose of teaching lexicon in classroom |
Autor: | Rodrigues, Aniele Cristina |
Primer orientador: | Cristianini, Adriana Cristina |
Primer miembro de la banca: | Augusto, Vera Lúcia Dias dos Santos |
Segundo miembro de la banca: | Dias, Eliana |
Resumen: | Este estudo teve sua origem quando, por meio de uma reflexão, realizada a partir de nossas experiências em sala de aula, observamos que o ensino de Língua Portuguesa vem privilegiando há muito tempo os aspectos relacionados à gramática em detrimento dos aspectos lexicais que são pouco evidenciados nos programas de ensino e livros didáticos, nos quais, geralmente, encontramos atividades que abordam de forma superficial e insuficiente os conceitos lexicais. O fato de não se estudar ou de se estudar poucos aspectos relacionados ao léxico levam os estudantes a considerá-lo como um sistema fechado, pronto e acabado, o que não é verdade. O léxico de uma língua encontra-se em constante transformação, visto que os instrumentos comunicativos, que nele estão reunidos, demandam adequações às situações sociais, gerando a criação de novas palavras e a ressignificação de outras de acordo com os contextos e necessidades comunicativas, o que nos leva a concluir que ele está diretamente relacionado à variação linguística, que é outro ponto abordado de forma deficitária nos materiais didáticos e programas de ensino. Assim, nosso objetivo principal foi o de desenvolver uma proposta de intervenção direcionada à ampliação do repertório semântico-lexical nas aulas de Língua Portuguesa, com foco nas variações diastrática e diafásica, com vistas à elaboração de um minivocabulário animado adolescente. Para tal, objetivamos especificamente, elaborar oficinas que tratassem da variação semântico-lexical, produzir um canal com o trabalho resultante das atividades em uma rede social de divulgação de vídeos, contribuir para a ampliação do vocabulário dos estudantes e colaborar, assim, com os demais profissionais da área de Língua Portuguesa, especialmente da Educação Básica. Com o intuito de alcançarmos os objetivos deste trabalho, nos baseamos, entre outros, nos conceitos teóricos de léxico e vocabulário (BARBOSA, 1998) e seu ensino (ANTUNES, 2012) e nos conceitos de norma e variação (COSERIU, 1980) e seu ensino (BORTONI-RICARDO, 2004). Quanto à metodologia, optamos pela realização de uma pesquisa-ação (THIOLLENT ,1986), com um grupo de 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberlândia – MG, partindo da observação do perfil dos participantes envolvidos na pesquisa e de seus conhecimentos semântico-lexicais até a realização de oficinas, a produção de um minivocabulário animado e a divulgação dos resultados obtidos em um canal em uma rede social. Constatamos, por meio da análise quantiqualitativa dos dados obtidos, que nossa pesquisa contribuiu positivamente não só para a ampliação lexical dos alunos, mas principalmente para a quebra de algumas crenças linguísticas (LABOV, 2008) que eles apresentavam quanto à variação linguística e para promover seu interesse em pesquisar e compreender melhor a Língua Portuguesa. |
Abstract: | This study had its origin when, through a reflection, realized from our experiences in the classroom, we verified that the Portuguese teaching has been privileging for a long time the aspects related to grammar to the detriment of the lexical aspects that are little evidenced in teaching programs and textbooks, in which we usually find activities that superficially and insufficiently about the lexical concepts. The fact that one does not study or study a few aspects related to the lexicon leads the students to consider it as a closed, ready and finished system, which is not true. The lexicon of a language is in constant transformation, since it brings together communicative instruments that demands adaptation to social situations, generating the creation of new words and the resignification of others according to contexts and communicative needs, which leads us to conclude that it is directly related to linguistic variation, which is another deficiently addressed point in teaching materials and programs. Thus, our main objective was to develop a proposal of intervention directed to the expansion of the semantic-lexical repertoire in the Portuguese classes, focusing on the diastratic and diaphasic variations, with a view to the elaboration of an adolescent minivocabulary. To this end, we specifically designed workshops on semantic-lexical variation, producing a channel with the work resulting from activities in a social network for the dissemination of videos, contributing to the expansion of students' vocabulary and thus collaborating with others professionals in the area of Portuguese, especially of Basic Education. In order to reach the objectives of this work, we base ourselves, among others, on the theoretical concepts of lexicon and vocabulary (Cf. BARBOSA, 1998) and its teaching (Cf. ANTUNES, 2012) and on the concepts of norm and variation (Cf. COSERIU, 1980) and its teaching (Cf. BORTONI-RICARDO, 2004). As for the methodology, we decided to carry out an action research (Cf. THIOLLENT, 1986), with a group of 25 students from the 9th grade of Elementary School of a municipal school in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. research their semantic-lexical knowledge to the realization of workshops, the production of an animated minivocabulary and the dissemination of the results obtained in a channel in a social network. We found, through the quantitative analysis of the data obtained, that our research contributed positively not only to the lexical expansion of the students, but mainly to the breakdown of some linguistic beliefs (Cf. LABOV, 2008) that they presented regarding linguistic variation and for promote their interest in researching and understanding Portuguese. |
Palabras clave: | Linguística Língua portuguesa Estudo e ensino Língua portuguesa lexicologia Língua portuguesa variação Léxico Variação linguística Ensino aprendizagem Minivocabulário Multimodalidade Lexicon Llinguistic variation Multimodality Teaching learning Portuguese language |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Cita: | RODRIGUES, Aniele Cristina. Minivocabulário Animado Adolescente: uma proposta de ensino de léxico em sala de aula. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.651. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.651 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26524 |
Fecha de defensa: | 25-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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