Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
Autor(es): | Guerra, Tallyta Silva |
Primeiro orientador: | Godoi, Eliamar |
Primeiro membro da banca: | Cavalheiro, Ademir |
Segundo membro da banca: | Dantas, Noelio Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que investigou o ensino de Física para alunos surdos, observando as práticas metodológicas utilizadas pelos professores, a presença do intérprete em sala e o processo ensino-aprendizagem de alunos surdos do Cursinho Alternativo para Alunos Surdos – CAS – de uma Universidade pública. Tivemos por objetivo analisar a comunicação entre professores e alunos, identificar as principais dificuldades apresentadas pelos intérpretes ao interpretarem as aulas de Física para o aluno surdo. Os dados mostraram que a escassez de sinais específicos para o ensino de Libras prejudica a interpretação e a compreensão do conteúdo, justamente por se tratar de conteúdos com terminologias técnicas e científicas também específicas. Nesse trabalho, apresentamos também um levantamento de dicionários e outros materiais pedagógicos, além de alguns sinais em Libras referentes a termos utilizados no ensino de Física. A pesquisa ocorreu de forma qualitativa, por meio de observação de aulas, entrevistas com alunos, professores e intérpretes do CAS. Concluímos que embora tivessem aparecido nos dados que os professores do Cursinho não utilizam metodologias de ensino diferenciadas, o fato de ministrarem aulas privilegiando a habilidade visual do surdo, relacionar o conteúdo com o cotidiano do aluno (ensino contextualizado), esclarecer conceitos de modo comparativo e ainda fazer adaptações de sinais de Libras para garantir a compreensão do conteúdo, todas essas ações constituem, a nosso ver, abordagens diferenciadas de ensino que contemplam as características dos alunos surdos e que podem ser utilizadas em diversos contextos de ensino e aprendizagem de alunos surdos. |
Palavras-chave: | Ensino de Física para Surdos Sinais em Libras |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502 |
Data de defesa: | 1-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoFísicaPara.pdf | 382.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons