Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Guerra, Tallyta Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T13:33:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T13:33:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-01 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino de Física para Surdos | pt_BR |
dc.subject | Sinais em Libras | pt_BR |
dc.title | Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Godoi, Eliamar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5028503004915253 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalheiro, Ademir | - |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Noelio Oliveira | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que investigou o ensino de Física para alunos surdos, observando as práticas metodológicas utilizadas pelos professores, a presença do intérprete em sala e o processo ensino-aprendizagem de alunos surdos do Cursinho Alternativo para Alunos Surdos – CAS – de uma Universidade pública. Tivemos por objetivo analisar a comunicação entre professores e alunos, identificar as principais dificuldades apresentadas pelos intérpretes ao interpretarem as aulas de Física para o aluno surdo. Os dados mostraram que a escassez de sinais específicos para o ensino de Libras prejudica a interpretação e a compreensão do conteúdo, justamente por se tratar de conteúdos com terminologias técnicas e científicas também específicas. Nesse trabalho, apresentamos também um levantamento de dicionários e outros materiais pedagógicos, além de alguns sinais em Libras referentes a termos utilizados no ensino de Física. A pesquisa ocorreu de forma qualitativa, por meio de observação de aulas, entrevistas com alunos, professores e intérpretes do CAS. Concluímos que embora tivessem aparecido nos dados que os professores do Cursinho não utilizam metodologias de ensino diferenciadas, o fato de ministrarem aulas privilegiando a habilidade visual do surdo, relacionar o conteúdo com o cotidiano do aluno (ensino contextualizado), esclarecer conceitos de modo comparativo e ainda fazer adaptações de sinais de Libras para garantir a compreensão do conteúdo, todas essas ações constituem, a nosso ver, abordagens diferenciadas de ensino que contemplam as características dos alunos surdos e que podem ser utilizadas em diversos contextos de ensino e aprendizagem de alunos surdos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoFísicaPara.pdf | 382.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License