Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26494
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Um estudo sobre o potencial do Facebook como ferramenta na popularização da Astronomia |
Autor: | Gomes, Marcelo Olimpio |
Primer orientador: | Longhini, Marcos Daniel |
Primer miembro de la banca: | Cavalheiro, Ademir |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Diva Souza |
Resumen: | O processo de ensino está em constante mudança e busca sempre novas soluções para facilitar a compreensão e abstração de conceitos. Com o surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as relações sociais se modificaram de forma a alterar a maneira como o indivíduo se relaciona com o meio. Nesse cenário, o Facebook constitui-se como uma rede social que possibilita a interação entre diversos segmentos sociais e culturais presentes na sociedade. No Brasil, existem mais de 136 milhões de usuários que utilizam o Facebook. Apesar de sua potencialidade, esta é uma tecnologia que ainda é pouco utilizada para fins educacionais. Esta rede social apresenta alguns recursos que podem ser utilizados, por exemplo, para a Popularização da Ciência, em especial, a Astronomia, nosso foco de investigação. Para este trabalho, nosso objetivo central foi a análise do potencial das redes sociais, em especial, o Facebook, no que se refere à popularização da Astronomia. Como metodologia, investigamos quais são esses grupos e a que instituições estão ligados, o quantitativo de pessoas que atinge, o tipo de publicação que oferecem e a que subárea da Astronomia mais se dedicam. Os dados foram organizados nas seguintes categorias: Universidades, Centros, Faculdades, Museus, Associações e Misto. Obtivemos um total de 427.014 usuários e 1246 publicações coletadas referentes ao período de 12 de maio a 16 de outubro 2017, agrupadas nas seguintes subcategorias: Divulgação, Interação, Compartilhamento e Vendas. Os dados mostraram que grande parte dos grupos estão ligados à alguma instituição, o que favorece a procedência da publicação realizada. O tipo de publicação mais comum é o compartilhamento de fotos, notícias, divulgações, visitas, vídeos e eventos, os quais correspondem, juntos, por 67% das publicações feitas nos grupos. A área que mais se dedica é a Cosmologia, porém percebemos uma tendência em Astrofotografia. Com base nos resultados, concluímos que apesar de se restringir a usuários do Facebook, esta ferramenta pode e é uma ferramenta educativa complementar, o que torna possível que pessoas que não frequentam ambientes escolares obtenham estas informações científicas. |
Palabras clave: | Redes sociais Popularização da astronomia |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | GOMES, Marcelo Olimpio. Um estudo sobre o potencial do Facebook como ferramenta na popularização da Astronomia. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26494 |
Fecha de defensa: | 13-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UmEstudoSobre.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons