Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26439
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6923-8998
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cheerleading na Universidade Federal de Uberlândia: ascensão e fatores motivacionais dos atletas
Título(s) alternativo(s): Cheerleading at Federal University of Uberlândia: Rise and Motivational Factors of Athletes
Autor(es): Borges, Letícia Mendes
Primeiro orientador: Bitter, Sigrid
Primeiro membro da banca: Miranda, Rita de Cássia Fernandes
Segundo membro da banca: Nunes, Sérgio Inácio
Resumo: Este estudo objetivou analisar e mapear o processo histórico de criação e formação das equipes de Cheerleading na UFU, e também identificar fatores motivacionais que levaram universitários a participarem dessas equipes, além de compreender as principais dificuldades encontradas para a prática desse esporte na universidade. A coleta de dados ocorreu por meio do questionário PMQ (Participation Motivation Questionnaire), em sua versão traduzida e adaptada para o português por Guedes e Silvério Neto (2013); de três questões abertas de Oliveira (2017), adaptadas, relacionadas à adesão, permanência e dificuldades encontradas; e de seis questões abertas que foram formuladas visando a conhecer o processo de criação dessas equipes na universidade (estas últimas, apenas para os fundadores de cada equipe). A pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2018, com a participação de 159 atletas matriculados na UFU. Após a análise do PMQ e das questões abertas, pudemos perceber que os atletas aderiram à modalidade pela paixão e admiração que tinham pelo esporte e que o fator para permanência se deve à união e amizade que há na equipe. Dentre as dificuldades encontradas na prática do esporte, destacam-se a falta de espaço físico adequado e a dificuldade em conciliar tempo de treino com os estudos. Em relação à fundação dessas equipes, pudemos observar que o surgimento se deu através de pessoas que não tinham um conhecimento técnico do esporte em questão, mas que, com bastante força de vontade, fizeram o esporte acontecer na universidade. Concluímos que o esporte vem se tornando cada vez mais presente no país e nas universidades brasileiras, que os atletas da UFU possuem bastante motivação para continuar com o esporte, podendo, assim, solidificá-lo no contexto universitário.
Abstract: This study aims to analyze and map the historical process of creation and formation of Cheerleading teams at the Federal University of Uberlandia, as well as identify motivational factors that led undergraduate students to become part of these teams, in addition to understand the main difficulties faced to play this sport in the college. Data were collected through the PMQ (Participation Motivation Questionnaire) in a translated version adapted to Portuguese by Guedes e Silvério Neto (2013); three adapted open-ended questions from Oliveira (2017), regarding membership, permanence and difficulties found; and six open-ended questions that were asked aiming to know the process of creation of these teams at the University (last questions, only to fonders of each team). The research was conducted during the second semester of 2018, with the participation the 159 athletes registered at the UFU. After PMQ analyzes and the open-ended questions, it was realized that athletes became members of the modality for passion and admiration they had for the sport and the permanence in team happened because of the union and friendship in the team. Among the difficulties experienced playing the sport, there are some highlights for the lack of satisfactory place for physical activities and the difficulty to reconcile training and studying time. Concerning to the foundation of these teams, it was possible to notice that they were created by people without technical knowledge of the sport in question, but who with great effort made the sport happen in the University. We conclude that sport is becoming more and more present in the country and in Brazilian universities, that the UFU athletes have enough motivation to continue the sport, and thus may solidify it in the college context.
Palavras-chave: Cheerleading
Motivação
Esporte Universitário
Motivation
University Sports
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Letícia Mendes. Cheerleading na Universidade Federal de Uberlândia: ascensão e fatores motivacionais dos atletas. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26439
Data de defesa: 11-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CheerleadingUniversidadeFederal.pdfTCC2.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.