Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26358
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6836-5856 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Desenhos e encontros: possibilidades para o retrato |
Autor(es): | Clementino, Thales Cezar Fagundes |
Primeiro orientador: | Bueno, Paulo Roberto de Lima |
Primeiro membro da banca: | Dória, Renato Palumbo |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Fábio |
Resumo: | Artistas estão o tempo inteiro articulando o desconhecido em suas criações. Sob uma ótica menos familiarizada com o exercício de criar, pode parecer que os trabalhos artísticos são concebidos por puros caprichos da inspiração, sendo o artista um mero mensageiro de uma força divina. Mas não é o que de fato acontece. Durante uma criação o artista está o tempo inteiro numa luta interna, buscando através de seu repertório trazer à consciência coletiva um sentido sobre os próprios anseios, contemplando ao mesmo tempo a miséria e a beleza da condição humana num campo de pura sensibilidade. Deste território onde a luta acontece é difícil extrair um pensamento objetivo, pois são várias as forças que se manifestam no imaginário, e elas se movimentam com bastante intensidade e não muito raramente estão em rota de colisão. Este território é o próprio desconhecido e é nele que situo meus trabalhos. E isto não se dá por escolha pois, como já disse, contemplar este lugar significa também estar aberto a uma angústia muito intensa. Mas com o tempo passei a entender que esta angústia é inerente ao próprio exercício de criação, pois ao desenhar, pintar, escrever, compor, acredito que estamos transformando nosso próprio vocabulário, expandindo nossa compreensão sobre o nosso mundinho interno, e, por conseguinte, o próprio mundo objetivo. Esta revelação, como tudo que vem do desconhecido, não se deu sem custo: por várias e várias vezes pensei em desistir do desenho que é a minha ferramenta de criação. Acredito que por essa agonia, muitas pessoas não exercem ou desistem de seu potencial criador, pois não estão dispostas a somar este tormento aos já estabelecidos tormentos da experiencia humana. Mas uma vez que se assuma os perigos da estrada, a viagem é sempre recompensadora. Acredito que as grandes descobertas da humanidade se deram, em algum momento, a nível interno. Em uma instância pessoal, este trabalho foi um subproduto de grande valia das minhas contemplações internas e, pelos caprichos da casualidade, vos convido a acompanhar como se deu uma destas viagens. Peço-lhes que me perdoem se soar deveras subjetivo, ou mesmo especulativo por abusar de conceitos abstratos como “mistério’ e “inquietação” para definir os agentes que se manifestam dentro da produção. Como disse anteriormente, neste tipo de trabalho traduzir assertivamente a experiência do desconhecido é tarefa árdua e perante ela só me resta assumir que eventualmente me encontrarei nos limites do meu vocabulário. |
Palavras-chave: | Desenho Retrato |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CLEMENTINO, Thales Cezar Fagundes. Desenhos e encontros: Possibilidades para o retrato. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26358 |
Data de defesa: | 20-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesenhosEncontrosPossibilidades.pdf | 14.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.