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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Evasão no curso Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia: causas e demandas
Autor: Rodrigues, Rogério Alves
Primer orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primer miembro de la banca: Odashima, Mariana Mieko
Segundo miembro de la banca: Kagimura, Ricardo
Resumen: Nas últimas décadas as causas da evasão no ensino superior têm sido muito estudadas, por ser um fenômeno que vem crescendo em todo o país. Essa é a realidade do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, MG, que disponibiliza anualmente 60 vagas para ingresso, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), porém apresenta taxa de conclusão em torno de apenas 10%. Na tentativa de investigar as possíveis razões para as altas taxas de evasão, investigamos no período de 2007 a e 2014 o perfil do formando e do evadido, levantando o tempo médio de conclusão do curso, além do entendimento da evasão a partir das retenções. Também realizamos um estudo de caso com os ingressantes em 2015, com o objetivo de conhecer o perfil dos alunos ingressantes, como: idade, gênero, cidade de origem, motivos de escolha do curso, formas de ingresso, suas taxas de aprovação nas disciplinas, dificuldades enfrentadas nos primeiros períodos de sua graduação e suas perspectivas de futuro no curso inserido. Por fim, apresentamos o levantamento das razões apontadas pelos alunos evadidos oficialmente do curso no período de 2007 a 2015. Após a coleta dos dados, verificamos que os principais motivos apontados pelos alunos que abandonaram o curso foram: transferência para outro curso superior, a falta de tempo para dedicação aos estudos, maus resultados nas avaliações, dificuldade financeira e a interação professor-aluno.
Abstract: In recent decades there has been much interest in studying the causes of evasion within higher education, a phenomenon on the rise throughout Brazil. That is the reality in the Physics Education course in Universidade Federal de Uberlândia, MG, which attracts 60 new students every year, through the Unified Selection System, but has a conclusion rate of only about 10%. In an attempt to understand possible causes for such high evasion rates, we investigate the profile and average conclusion time of majoring and evaded students, between 2007 and 2014. We also interviewed 2015 freshmen to know about their age, gender, place of origin, reasons for choosing the course, approval rate, difficulties faced in the first periods and future perspectives. Finally, we present our findings on the reasons given by students who evaded the course between 2007 and 2015. The main reasons were: transfer to another course, lack of time to study, loss of motivation after low initial grades, financial difficulties and poor student-teacher interaction.
Palabras clave: Evasão
Evasão universitária
Curso de Física
Evasion
Physics education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Rogério Alves. Evasão no curso Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia: causas e demandas. 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26336
Fecha de defensa: 3-jun-2016
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

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