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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6313-3618
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sistema automatizado de tomada de decisão em um jogo de poker
Autor(es): Silva, Heitor Ferreira Camargos
Primeiro orientador: Bertarini, Pedro Luiz Lima
Primeiro coorientador: Amaral, Laurence Rodrigues do
Terceiro membro da banca: Souza, Bruno Andrade de
Resumo: O Poker é um esporte com enorme crescimento e destaque no cenário mundial atualmente. Nesse contexto, estão sendo desenvolvidas várias tecnologias relacionadas à área, que já é praticada profissionalmente por milhares de atletas. Também em evidência no século XXI, a mineração de dados e o aprendizado de máquina surgem como excelentes mecanismos para executar tarefas que há alguns anos seriam executadas apenas por humanos, dando às máquinas esse poder. Nesse trabalho, será desenvolvido um mecanismo de tomada de decisões em um jogo de poker com a utilização de algoritmos ligados a subárea da inteligência artificial, de aprendizado de máquina, para tarefas de mineração de dados. A sua implementação contempla vários conceitos de programação e estatística, combinados para conseguir o maior valor esperado (EV – expected value) em um jogo de poker na modalidade No Limit Holde’m - 6 max, focando nas decisões pré-flop. Durante o trabalho, serão definidas as melhores ações para cada posição da mesa (de um total de seis posições), considerando as possíveis ações anteriores dos oponentes, quantidade de fichas e as cartas recebidas pelo jogador.
Abstract: Poker is a sport with huge growth and prominence worldwide. In this context, thousands of athletes already practice poker professionally while several technologies related to the area are being developed. Also, in evidence in the twenty-first century, data mining and machine learning emerge as excellent mechanisms for performing tasks that only a few years ago would be performed by humans, giving machines that power. In this work, a decision-making mechanism will be developed in a poker game with the use of algorithms linked to the subarea of artificial intelligence, machine learning, for data mining tasks. Its implementation includes several concepts of programming and statistics, combined to achieve the highest expected value in a No Limit Holde'm - 6 max poker game, focusing on pre-flop decisions. During the work, the best actions for each position of the table (from a total of six positions) will be defined, considering the possible previous actions of the opponents, quantity of chips and the cards received by the player.
Palavras-chave: Pôquer
Aprendizado de Máquina
Mineração de Dados
Reconhecimento de Padrões
Blind
Stack
Algoritmo
Valor Esperado
Range
Flop
Turn
River
Equidade
Conjunto de dados
Poker
Machine Learning
Data Mining
Pattern Recognition
Algorithm
Expected value
Equity
Artificial Intelligence
Dataset
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE::TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Heitor Ferreira Camargos. Sistema automatizado de tomada de decisão em um jogo de poker. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26223
Data de defesa: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (Patos de Minas)

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