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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26203
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lima, Mayra Farias de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T18:01:54Z | - |
dc.date.available | 2019-07-19T18:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Mayra Farias de. Mais Mobilidade, Mais Sustentabilidade: A Ciclovia Na Cidade De Uberlândia – MG. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26203 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Bicycle | pt_BR |
dc.subject | Ciclovia | pt_BR |
dc.subject | Bikeway | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Urban mobility | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.title | Mais mobilidade, mais sustentabilidade: a ciclovia na cidade de Uberlândia – MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, William Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6&tokenCaptchar=03AOLTBLTwiNjFfzzIBwtmQJ6ivXw3mUjUVCU_kEyjC1bfIa5KmjgOvs77ukqfsPtGCPN06-qURyhQXVpOonXcX70CqesqBVNbeIZxSQX8Rv_OC6Jpz4RGaX7twc7VituEQOv1cQLdfOTbi8A7YbyUBoJncYw6YdrP7uWOMeC0YJOJQUt7pZVOE_Ai8FHShXDfpoxTphFa04SpIlKg2AJzZTirQ_do4gHFXMr8KdFNPimSDb2YSNv4bJDav9e5-Y0LsWbw2deiWbcw_aJ5cjoB-x8Cv6oftNdrsbE8vHguZnLxLz_VsqWwRFn7PkXWT_UpjCX1jYwSGbym-yqyWskUryYlNErb3Ww8JA | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Muno, Marlene Teresinha de | - |
dc.contributor.referee2 | Filho, Vitor Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8981690Y8&tokenCaptchar=03AOLTBLSskIQeRvjlLqkAkfV1n9_Ew3ySiKh-QXC17QPekpKwnY45HVvLt4aB4LixBQJHuUq1wgoZEnagoqUz6ORs9NifUoWrG1rgbxXKylPJuasLLQtn8ItFxpwFPzLYt1vhOz8gEOsbM2aRRwlLvuGW-Smw0kT3kWLoVe4yPkviOjrvnKwNeKJrKHWJzFV_jYyAti6uUoFJWXPpJq5n0s7HxP56888nec-e1kB7IGGtgR63JDaL3AbcUsNaVtG9KOFdBBRAItv5_Od2gkdXx2-HGxRIy8n4wscJ8OQU8qY8qm5ou8AODX0HzQdiMKXRI9YYnwiP7tjXQotgfMKE0YExBL_st7bCmw | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As cidades brasileiras tiveram seu crescimento acelerado devido ao grande número de pessoas que migraram do campo para a região urbana em um curto espaço de tempo. Consequência disso, é o crescimento desordenado que acentuou ainda mais a desigualdade social no país. Com a cidade de Uberlândia que fica localizada no interior de Minas Gerais, não foi diferente. O município cresceu para além da capacidade de suas vias e agora com toda uma estrutura fixa, pouco se pode mudar nos espaços viários. A fim de pensar em melhorias para a mobilidade urbana da cidade, este trabalho buscou um meio de transporte que tivesse custos relativamente baixos, comparado a outros meios de transporte e que conseguisse ser adaptado de forma mais fácil à estrutura que já está instalada no município, de modo que fosse inclusiva e sustentável. Sendo assim, o trabalho tem o objetivo de caracterizar a estrutura viária e cicloviária da cidade de Uberlândia, levantando pontos que podem ser utilizados para melhorar a mobilidade urbana da cidade, mostrando as vantagens de caráter social, ambiental e econômico que a ciclovia trás de benefício para a localidade. Deste modo, foi feito um levantamento para caracterização dos ciclistas da cidade, buscando entender as finalidades do uso da bicicleta e quais as principais necessidades de melhorias no município para o uso das mesmas. Diante dos resultados percebemos que população não tem a bicicleta como uma alternativa de modal de transporte, pôde ser analisado que grande parte das pessoas que utilizam esse modal tem a finalidade para lazer e atividade física, por ser um meio mais saudável, a causa disso é que a cidade não tem a cultura da bicicleta em seu cotidiano e os problemas levantados acerca da falha e da estrutura cicloviária reforçam que a cidade não tem seus espaços voltados para o uso da bicicleta. A ciclovia deve ser planejada, ajustando aos deslocamentos da população, as ligações intermodais e os espaços da cidade, caso contrário corre grande risco de se tornar ociosa e inutilizada e assim desvalorizada por toda a sociedade ao entorno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59682304 | - |
Appears in Collections: | TCC - Geografia |
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