Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26108
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5939-2075
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito do treino localizado, geral e especifico no desempenho no teste de sprint de 10 segundos no ciclo ergômetro
Autor(es): Cardoso, Felipe Rabelo
Primeiro orientador: Agostini, Guilherme Gularte de
Resumo: Introdução: A musculatura dos membros inferiores é muito solicitada nos sprints, que por sua vez é muito utilizado nos esportes, para ser mais seguro a sua avaliação após a fadiga, utilizamos um teste no ciclo ergômetro, onde no seu momento de propulsão realiza a extensão do quadril, extensão dos joelhos e flexão plantar. Objetivo: o objetivo deste trabalho consiste na verificação da potência máxima e média no sprint de 10 segundos após protocolos de treino em exercícios multi e uni articulares, específicos ou não à mecânica de pedalar. Metodologia: Participaram do estudo 9 voluntários do sexo masculino, sem nenhum tipo de lesão osteomioarticular que pudesse interferir no andamento dos testes (idade média 25,88 ± 2,08 anos; peso médio 77,9 ± 9,43 kg; altura média 1,75 ± 0,07 m). Os voluntários foram submetidos a um sprint máximo de 10 segundos, em dois dias de testes para familiarização do protocolo, com diferença de 48 a 72 horas entre eles, uma linha de base foi formada baseada no melhor resultado do teste, após o momento da familiarização. Foi realizado um treino de Sprint (treino específico), um treino no Leg-Press (treino geral), e um treino no extensor dos joelhos (treino localizado), também com diferença de 48 a 72 horas entre eles. Um minuto após o término de cada treino (Sprint, Leg-Press e extensor), foi realizado o Teste de sprint (pós teste) para verificar a influência de cada treino em seu desempenho. Resultados: Na PMáx os treinos geral e especifico demostraram diferença significativa do controle, não ouve diferença significativa entre as PMáx após os protocolos de treinos. Na PMéd os treinos geral e especifico demonstraram diferença significativa do controle, e a PMéd geral demonstrou diferença significativa da PMéd localizada. Conclusão: Com base nos resultados deste estudo, concluímos que os treinos geral e especifico foram mais eficientes em promover fadiga no sprint.
Palavras-chave: Sprint
Treino
Fadiga
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARDOSO, Felipe Rabelo. O Efeito do treino localizado, geral e especifico no teste de sprint de 10 segundos no cicloergometro. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26108
Data de defesa: 10-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoTreinoLocalizado.pdf521.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.