Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26098
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0091-6548
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica
Author: Simão, Ludimila dos Reis
First Advisor: Silva, Silvia Maria Cintra da
First member of the Committee: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Second member of the Committee: Reis, Thiago Cardoso de Souza
Summary: Este trabalho teve como objetivo proporcionar um espaço para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de Jogos Teatrais baseados nas técnicas realistas de Stanislavski. Para isso, foi elaborado um Projeto de Extensão Universitária, intitulado “O Primeiro Sinal – Jogos Teatrais na Escola Pública a partir de Stanislavski e Vigotski”. O Projeto foi realizado em uma escola de um bairro periférico do município de Uberlândia, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, e teve a duração de três meses, contando com 12 encontros. A proposta desenvolvida foi analisada a partir dos pressupostos teóricos de Vigotski, considerando também as dramatizações desenvolvidas nos Jogos Teatrais baseados em Stanislavski. Foram escolhidos três jogos para organizar a análise de forma mais clara e objetiva: o Jogo das Situações, o Jogo do Quarto e o Jogo da Família. A partir dessa análise, entendemos que o objetivo do trabalho foi alcançado, e que o Teatro pode e deve ser utilizado como técnica para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, bem como da ampliação da experiência pessoal do sujeito, independentemente da faixa etária. Destacamos, por fim, a importância de repensarmos o lugar que a Arte tem ocupado dentro das escolas de modo geral e da própria formação em Psicologia.
Abstract: The aim of this study is to provide a space to develop imagination and creativity through Drama Games based on the realistic techniques of Stanislavski. For this, an University Extension project entitled as "The First Sign - Drama Games in the Public School from Stanislavski and Vigotski" was elaborated. The project was carried out in a school in a peripheral district of the city of Uberlândia, with students from the 9th grade. The duration of the project was 3 months and within these 3 months, 12 meetings were organized to discuss the development of the proposal. The project was analyzed based on the theoretical assumptions of Vygotsky, as well as the dramatizations developed in the Stanislavski-based Drama Games. Three games were chosen in favor to organize the analysis more clearly and objectively: scenarios’ game, room’s game and families’ game. From this analysis, we have seen that the objective of the work has been achieved and that the Theater should be used as a technique for the development of imagination, creativity and the extension of personal experience of humans, regardless of age. Finally, we emphasize that it is important to rethink how art have been used at schools and its influence in the Psychology formation.
Keywords: Imaginação
Jogos teatrais
Escola
Stanislavski
Vigotski
Psicologia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SIMÃO, Ludimila dos Reis. Vigotski e Stanislavski - O desenvolvimento da Imaginação a partir de Jogos Teatrais na Educação Básica. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26098
Date of defense: 11-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VigotskiStanislavskiDesenvolvimento.pdfTCC633.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons