Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26082
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9374-134X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Uso de imagem ortorretificada obtida por vant no processo de fiscalização urbanísticas para fins do cadastro imobiliário
Autor(es): Candido, Wesley Espanhol
Primeiro orientador: Santil, Fernando Luiz de Paula
Primeiro coorientador: Meireles, Tatiane Assis Vilela
Primeiro membro da banca: Santil, Fernando Luiz de Paula
Segundo membro da banca: Meireles, Tatiane Assis Vilela
Terceiro membro da banca: Silva, Claudionor Ribeiro da
Resumo: O presente trabalho partiu de uma análise documental juntamente com um levantamento planialtimétrico e uma imagem ortorretificada para a representação de uma planta de quadra 2D, que auxiliou no processo de fiscalização urbanística da quadra de nº 02 situada no Bairro Jardim Montreal na cidade de Monte Carmelo-MG. Nesta representação foi possível analisar os seguintes elementos contidos em uma planta de quadra: declividades, áreas edificadas, acréscimos irregulares, lotes vagos e área dos lotes. Como parâmetro para apontar as inconsistências, foram utilizadas as normativas municipais: códigos de obras, lei de uso e ocupação do solo e plano diretor. Os dados dessa área foram obtidos por meio de levantamento geodésico cinemático em tempo real, no modo Real-time Kinematic (RTK) utilizando um receptor Global Navigation Satellite System (GNSS), dados estes que serviram para a geração da planta de quadra por meio do uso do software AutoCAD Civil 3D. Na análise documental foram obtidos os espelhos dos imóveis cedidos pela prefeitura municipal e aquisição de certidões de matrícula adquiridas no cartório de imóveis. Foi realizado um voo com um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) gerando uma imagem ortorretificada que foi classificada como classe A na escala 1/1000 segundo o PEC-PCD. Foi possível apontar inconsistências como: acréscimo nas edificações em relação à área construída mencionada no espelho do imóvel e certidão de matrícula, variações nas testadas e nas áreas de vinte e três lotes de um total de vinte e seis. A partir da identificação das discrepâncias das áreas construídas foi possível verificar a necessidade de atualização dos dados cadastrais dos imóveis e mensurar a perda na arrecadação com relação a cobrança do tributo IPTU na área estudada.
Palavras-chave: Planta de quadra 2D
IPTU
Cadastro técnico imobiliário
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CANDIDO, Wesley Espanhol. Uso de imagem ortorretificada obtida por vant no processo de fiscalização urbanísticas para fins do cadastro imobiliário. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26082
Data de defesa: 13-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoImagemOrtorretificada.pdfTCC11.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons