Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26066
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5220-1491
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Portal do Professor: contribuições na formação docente no ensino de matemática financeira para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Portal do Professor: contribuciones en la formación del profesorado en la enseñanza de matemáticas financieras para la escuela secundaria
Autor(es): Santos, Heinrich da Solidade
Primeiro orientador: Marim, Vlademir
Primeiro membro da banca: Neto, Odilon José
Segundo membro da banca: Viana, Odaléa Aparecida
Resumo: Acredita-se que o consumismo é algo instintivo do ser humano e perdura na atualidade. Uma provável consequência desse fato é que as necessidades humanas ilimitadas, frente à restrição de recursos produzidos, levam à escassez de bens, já que a oferta de produtos é menor que a procura. Uma das maneiras de possibilitar uma melhoria nesse cenário econômico é a educação financeira. Dessa maneira, formulou-se o seguinte problema: quais são as contribuições postadas no site Portal do Professor, que visam à formação docente para lecionar Matemática, abordando o conteúdo de Matemática Financeira para o Ensino Médio? Para responder à pergunta, foi estabelecido, como objetivo geral, identificar e analisar as contribuições, para a formação docente, das dezesseis atividades de Matemática Financeira referentes ao tema números e operações do EM, disponibilizadas no site Portal do Professor. Assim, o respaldo teórico deste trabalho perpassou a Economia, as concepções da Educação Financeira e seu contexto histórico, o ensino de Matemática Financeira por meio de parâmetros governamentais, e também a formação docente. Nesse sentido, para desenvolver esta pesquisa foi necessário conhecer o site Portal do Professor e apropriar-se de suas propostas metodológicas, bem como das dezesseis aulas selecionadas referentes ao tema pesquisado. A análise emergiu de três eixos norteadores, sendo eles: do outro lado do muro – desvelando as aulas; o que dizem os usuários – comentários postados no site; e a Matemática por trás das atividades. Por fim, conclui-se que as contribuições que visam à formação docente do professor de Matemática abrangem diversos itens do Portal, em especial, as possibilidades pedagógicas, os recursos didáticos, a participação dos usuários por meio de comentários, e os conteúdos matemáticos. Estes itens permitem ao docente aprimorar seus conhecimentos, tornar-se um profissional reflexivo e se desenvolver como integrante da sociedade inclinada aos desafios da educação. Além disso, o site em questão propicia contribuições para o usuário, que pode se apropriar de diversos conhecimentos, informações, cultura e lazer, e também permite sua contribuição com postagem de trabalhos.
Abstract: Se cree que el consumismo es algo instintivo del ser humano y perdura hoy en día. Una consecuencia probable de este hecho es que las necesidades humanas ilimitadas, frente a la restricción de los recursos producidos, conducen a la escasez de bienes, ya que la oferta de productos es menor que la demanda. Una de las formas de permitir una mejora en este escenario económico es la educación financiera. Por lo tanto, se formuló el siguiente problema: ¿cuáles son las contribuciones publicadas en el sitio web del Profesor del Portal, que tienen como objetivo la capacitación de maestros para enseñar Matemáticas, abordar el contenido de Matemáticas Financieras para la Escuela Secundaria? Para responder a la pregunta, se estableció, como objetivo general, identificar y analizar las contribuciones, para la capacitación de docentes, de las dieciséis actividades de Matemáticas Financieras relacionadas con el tema de números y operaciones de MS, disponibles en Portal do Professor. Así, el apoyo teórico de este trabajo impregnó la economía, los conceptos de la educación financiera y su contexto histórico, la enseñanza de las matemáticas financieras a través de parámetros gubernamentales, así como la formación del profesorado. En este sentido, para desarrollar esta investigación fue necesario conocer el sitio Portal do Professor y tomar posesión de sus propuestas metodológicas, así como las dieciséis clases seleccionadas relacionadas con el tema investigado. El análisis surgió de tres ejes guía, siendo: en el otro lado de la pared - revelando las lecciones; lo que dicen los usuarios - comentarios publicados en el sitio; y las Matemáticas detrás de las actividades. Finalmente, se concluye que las contribuciones dirigidas a la formación docente del profesor de Matemáticas cubren varios elementos del Portal, en particular, las posibilidades pedagógicas, los recursos didácticos, la participación de los usuarios a través de comentarios y los contenidos matemáticos. Estos elementos le permiten al maestro mejorar sus conocimientos, convertirse en un profesional reflexivo y desarrollarse como miembro de la sociedad inclinado a los desafíos de la educación. Además, el sitio en cuestión proporciona contribuciones al usuario, que puede apropiarse de diversos conocimientos, información, cultura y ocio, y también permite su contribución en la publicación de trabajos.
Palavras-chave: Formação continuada
Educação financeira
MEC
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Heinrich da Solidade. Portal do Professor: contribuições na formação docente no ensino de matemática financeira para o ensino médio. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26066
Data de defesa: 10-Mar-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PortalProfessorContribuições.pdfTCC977.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons