Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26004
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caracterização de fração ATPase de glândula parótida de rato
Autor(es): Cruz, Gabriel Costa Nunes da
Primeiro orientador: Coelho, Milton Vieira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fábio de
Segundo membro da banca: Melo, Hugo Christiano Soares
Resumo: ATPases são enzimas que hidrolisam o ATP, liberando energia para realização de diversos trabalhos celulares. Buscamos caracterizar uma fração enriquecida em atividade ATPásica obtida de glândula parótida de rato. O homogeneizado de glândulas foi centrifugado a 40.000840’ e o sobrenadante congelado a -20 °C. Após descongelamento, a fração foi novamente centrifugada nas mesmas condições, sendo o precipitado resultante homogeneizado em tampão contendo NaCI 0,5 M e centrifugado nessas condições. A fração precipitada apresentou alta atividade Mg2+-ATPásica (fração ATPase). Verificamos em gel SDS-PAGE dois polipeptídeos principais, um com —205 kDa e outro de —45 kDa. Nossa fração apresentou uma baixa atividade K+/EDTA-ATPásica e atividade Ca2-ATPásica similar à Mg2+-ATPásica. Não foi observada estimulação por Ca2+ nem por Ca2+/Calmodulina. inibidores de ATPases como vanadato, fluoreto de alumínio e azida não apresentaram substancial alteração na atividade Mg2+-ATPasica da fração. Contudo, Triton X-100 inibiu totalmente a atividade de nossa fração ATPase. Verificamos que a fração hidrolisa tanto ATP quanto GTP e possui atividade ADPásica cerca de metade da ATPásica. Esses resultados sugerem a ausência de miosinas, cinesinas e dincinas, podendo tratar-se de uma E- NTPase.
Palavras-chave: ATPase
Partida
Rato
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CRUZ, Gabriel Costa Nunes da. Caracterização de fração ATPase de glândula parótida de rato. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26004
Data de defesa: 28-Jun-2004
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizacaoFracaoGlandula.pdf3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.