Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25960
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2565-3342
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Monitoramento da qualidade de água do córrego araras, município de monte carmelo - mg
Autor(es): Hanna, Fauze Machado Makhoul
Primeiro orientador: Jorge, Ricardo Falqueto
Resumo: Quando se utiliza o termo “monitoramento da qualidade da água”, relaciona se às características biológicas, químicas e físicas da água, que são importantes e podem ser modificada devido ao contínuo aplicação de defensivos agrícolas. Ao passar do tempo, considerou-se importante com a introdução de substâncias tóxicas nos ecossistemas aquáticos e o contínuo tipo fisiológica, bioquímica, genética, hábito, entre outras, observando um aumento em seus tecidos com indicando também níveis significativos “poluição”em seus tecidos. Neste trabalho utilizou-se cebola (Allium cepa), cebolinha (Alliumschoenoprasum), e abóbora (Curcubitamoschata), são bioindicadores para monitoramento da qualidade das águas superficiais na microbacia do Córrego Araras. Praticou-se três coletas das águas superficiais, em cinco pontos, nos meses de fevereiro, abril e junho. O objetivo da pesquisa foi a avaliação inovadora das características da qualidade das águas superficiais na microbacia do Córrego Araras com base nos parâmetros avaliados: pH, condutividade elétrica, sólidos turbidez, potássio e sódio. E avaliar também como bioindicadores a cebola (Allium cepa), cebolinha (Alliumschoenoprasum), e a abóbora (Curcubitamoschata). A análise dos bioindicadores, cebola, cebolinha e abóbora, no bioensaiosforam compostas pelos parâmetros germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento de raiz, comprimento de hipocótilo e massa seca e massa verde de plântulas. O índice de velocidade de germinação e germinação de cebola foram influenciados pelos pontos de amostragem, enquanto para a cebolinha houve diferença no ponto 2 a germinação e índice de velocidade de germinação, já a abobora não apresentou resultados significativos, podendo ser explicado pela maior sensibilidade de sementes de cebola e cebolinha em relação as sementes de abóbora. A qualidade das águas superficiais na micro bacia do Córrego Araras alterou os parâmetros de crescimento das plantas.
Palavras-chave: Características biológicas
Organismos bioindicadores
Recursos hídricos
Substâncias toxicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: HANNA, Fauze Machado Makhoul. Monitoramento da Qualidade De Água Do Corrégo Araras, Município De Monte Carmelo - MG. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25960
Data de defesa: 25-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonitoramentoQualidadeÁgua.pdf431.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.