Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25885
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5725-5325
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Expectativas quanto ao curso de Ciências Contábeis: uma percepção de ingressantes
Título(s) alternativo(s): Expectations about course of Accounting Sciences: a perception of freshers
Autor(es): Mendes, Aparecida Rodrigues
Primeiro orientador: Silva, Taís Duarte
Resumo: Ao identificar dificuldades de integração nos universitários e possíveis consequências como a evasão, discutidas em estudos anteriores, verificou-se a necessidade de entender as principais expectativas que os alunos possuem ao ingressar no ensino superior. Diante disso, este estudo foi elaborado com o objetivo de investigar as expectativas dos ingressantes de um curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade pública. Foi realizado um levantamento de dados através dos Questionários de Percepções Acadêmicas-Expectativas (QPA-EXP), avaliando sete dimensões das expectativas acadêmicas, proposto e validado por Almeida, Costa e Araújo (2017). Este estudo considerou uma amostra de 60 estudantes do primeiro período da graduação, de ambos os gêneros e turnos. Para a análise dos dados coletados foi utilizada a técnica de estatística descritiva. Como principais resultados os estudantes demonstraram que possuem altas expectativas nos aspectos relacionados à formação e carreira, desenvolvimento pessoal e social, e qualidade da formação. Conclui-se que os alunos ingressam na universidade com suas expectativas voltadas à obtenção de uma boa formação para a inserção no mercado trabalho e construção de sua carreira profissional.
Abstract: When identifying integration difficulties in university students and possible consequences such as withdrawal, discussed in previous studies, there was a need to understand the main expectations that students have when they start college. Therefore, this study aimed to investigate the expectations of students from an undergraduate course in Accounting Sciences at a public university. It used the Questionnaire of Academic Perceptions-Expectations (QPA-EXP), evaluating seven dimensions of academic expectations, proposed and validated by Almeida, Costa e Araújo (2017). This study considered a sample of 60 students from the first period of the undergraduate degree, male and female, and those who study full time or only at night. In order to analyze the data collected, it used descriptive statistics technique. As main results, the students demonstrated that they have high expectations in aspects related to professional qualification and career, personal and social development, and quality in education. It is concluded that students access higher education with their expectations focused on obtaining a good education to access the labor market and build their professional career.
Palavras-chave: Expectativas
Expectations
Ingressantes
Freshers
Ciências Contábeis
Accounting Sciences
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENDES, Aparecida Rodrigues. Expectativas quanto ao curso de Ciências Contábeis: uma percepção de ingressantes. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25885
Data de defesa: 25-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExpectativasQuantoCurso.pdfTCC940.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.