Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Aparecida Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-07-09T20:55:24Z-
dc.date.available2019-07-09T20:55:24Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.citationMENDES, Aparecida Rodrigues. Expectativas quanto ao curso de Ciências Contábeis: uma percepção de ingressantes. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25885-
dc.description.abstractWhen identifying integration difficulties in university students and possible consequences such as withdrawal, discussed in previous studies, there was a need to understand the main expectations that students have when they start college. Therefore, this study aimed to investigate the expectations of students from an undergraduate course in Accounting Sciences at a public university. It used the Questionnaire of Academic Perceptions-Expectations (QPA-EXP), evaluating seven dimensions of academic expectations, proposed and validated by Almeida, Costa e Araújo (2017). This study considered a sample of 60 students from the first period of the undergraduate degree, male and female, and those who study full time or only at night. In order to analyze the data collected, it used descriptive statistics technique. As main results, the students demonstrated that they have high expectations in aspects related to professional qualification and career, personal and social development, and quality in education. It is concluded that students access higher education with their expectations focused on obtaining a good education to access the labor market and build their professional career.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExpectativaspt_BR
dc.subjectExpectationspt_BR
dc.subjectIngressantespt_BR
dc.subjectFresherspt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.titleExpectativas quanto ao curso de Ciências Contábeis: uma percepção de ingressantespt_BR
dc.title.alternativeExpectations about course of Accounting Sciences: a perception of fresherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Taís Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839578852056752pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo identificar dificuldades de integração nos universitários e possíveis consequências como a evasão, discutidas em estudos anteriores, verificou-se a necessidade de entender as principais expectativas que os alunos possuem ao ingressar no ensino superior. Diante disso, este estudo foi elaborado com o objetivo de investigar as expectativas dos ingressantes de um curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade pública. Foi realizado um levantamento de dados através dos Questionários de Percepções Acadêmicas-Expectativas (QPA-EXP), avaliando sete dimensões das expectativas acadêmicas, proposto e validado por Almeida, Costa e Araújo (2017). Este estudo considerou uma amostra de 60 estudantes do primeiro período da graduação, de ambos os gêneros e turnos. Para a análise dos dados coletados foi utilizada a técnica de estatística descritiva. Como principais resultados os estudantes demonstraram que possuem altas expectativas nos aspectos relacionados à formação e carreira, desenvolvimento pessoal e social, e qualidade da formação. Conclui-se que os alunos ingressam na universidade com suas expectativas voltadas à obtenção de uma boa formação para a inserção no mercado trabalho e construção de sua carreira profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode59328133-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExpectativasQuantoCurso.pdfTCC940.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.